Requisitos para módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0003Palabras clave:
Trilhas de aprendizagem, Módulo Informatizado, Requisitos funcionais e não funcionaisResumen
A necessidade de atendimento ao arcabouço legal do Tribunal de Contas da União (TCU) que recomenda a oferta de trilhas de aprendizagem por competências aos colaboradores das organizações públicas brasileiras gera demanda aos profissionais das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelo desenvolvimento de sistemas informatizados que permitam planejar e gerir a oferta de capacitação no formato misto que permite realizar comparações com a proposta de trilhas de aprendizagem por competências. O objetivo das trilhas de aprendizagem é de proporcionar o atendimento de lacunas das competências com alta demanda utilizando mais de um objeto de aprendizagem. Assim, partindo da decomposição comportamental de competências, da elaboração de questões para uso em pré e pós contato do aprendiz, adaptados do Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999 e 2004) para criar um modelo conceitual foram elencados os requisitos propostos pela teoria e os requisitos necessários para o planejamento e implantação de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências a ser acoplado ao sistema informatizado pré existente de mapeamento de competências denominado GESTCOM. Em forma de pesquisa ação, a criação do módulo de trilhas de aprendizagem por competências proporcionou reflexão e conclusão sobre a importância de definição das bases teóricas de requisitos funcionais e não funcionais para os processos de desenvolvimento de sistemas de informação, ou módulos, no formato de trilhas de aprendizagem por competências.
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