Percepção ambiental dos moradores do Maria do Carmo, São Cristóvão, Sergipe

Autores

  • Fabiana Silva Vieira Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Paula Dantas Messias Universidade Federal de Sergipe
  • Douglas Matos Dias Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2318-3047.2015.001.0005

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Educação ambiental, Aspectos Socioeconômicos

Resumo

A percepção ambiental positiva é tida como sendo uma tomada de consciência das questões ligadas ao ambiente, o que significa que os indivíduos adquirem conhecimentos que os tornam aptos a agir individual e coletivamente na tentativa de solucionar os problemas ambientais. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção ambiental da comunidade carente do Conjunto Maria do Carmo em São Cristovão, Sergipe, procurando verificar se as condições socioeconômicas interferem na relação com o meio em que vivem. Foram entrevistados 100 moradores a partir de questionários contendo 20 perguntas objetivas. Constatatou-se que o nível socioeconômiconão não se constitui em impedimento do ato de perceber o ambiente no qual se está inserido, pois muitos conseguem distinguir o que se deve ou não fazer em relação às problemáticas ambientais, porém uma postura crítica e de ação diante dos problemas expostos ainda não foi alcançada, fato evidenciado pelos problemas ambientais vivenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Silva Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco, e Doutora em Geologia na área de geologia costeira, marinha e sedimentar pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em foraminíferos com ênfase em ecologia, paleoecologia e diagnóstico ambiental.

Ana Paula Dantas Messias, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Ciências Biológica Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Pós-graduada Lato Sensu em Educação Ambiental.

Douglas Matos Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atua principalmente no seguinte tema: Ecologia e conservação de mamíferos de médio e grande porte com ênfase em carnívoros. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Conservação da Biodiversidade em mosaico de propriedades rurais e áreas naturais (UFMG) e BIOSE - Biodiversidade e Conservação da Fauna e Flora de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2015-08-17

Edição

Seção

Cultura, Gênero e Subjetividade