Requisitos para módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0003

Palavras-chave:

Trilhas de aprendizagem, Módulo Informatizado, Requisitos funcionais e não funcionais

Resumo

A necessidade de atendimento ao arcabouço legal do Tribunal de Contas da União (TCU) que recomenda a oferta de trilhas de aprendizagem por competências aos colaboradores das organizações públicas brasileiras gera demanda aos profissionais das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelo desenvolvimento de sistemas informatizados que permitam planejar e gerir a oferta de capacitação no formato misto que permite realizar comparações com a proposta de trilhas de aprendizagem por competências. O objetivo das trilhas de aprendizagem é de proporcionar o atendimento de lacunas das competências com alta demanda utilizando mais de um objeto de aprendizagem. Assim, partindo da decomposição comportamental de competências, da elaboração de questões para uso em pré e pós contato do aprendiz, adaptados do Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999 e 2004) para criar um modelo conceitual foram elencados os requisitos propostos pela teoria e os requisitos necessários para o planejamento e implantação de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem por competências a ser acoplado ao sistema informatizado pré existente de mapeamento de competências denominado GESTCOM. Em forma de pesquisa ação, a criação do módulo de trilhas de aprendizagem por competências proporcionou reflexão e conclusão sobre a importância de definição das bases teóricas de requisitos funcionais e não funcionais para os processos de desenvolvimento de sistemas de informação, ou módulos, no formato de trilhas de aprendizagem por competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Augusto Chagas, Universidade Fernando Pessoa

Possui graduação de bacharel em Administração (1992) , Especialização em Implantação de Sistemas de Informações Gerênciais - SIG (2001) e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável, linha de pesquisa gestão publica (2013), todos pela Universidade Federal do Pará-UFPA. É doutoranda da Universidade Fernando Pessoa - UFP/PT na linha de Sistemas, tecnologia e Gestão da Informação. Pertence a carreira técnico administrativo em educação da UFPA, cargo Administrador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão por Competências, Trilhas de Aprendizagem por Competências, Gestão do Desempenho e Gestão do Conhecimento. 

Nuno Jorge Gonçalves de Magalhães Ribeiro, Universidade Fernando Pessoa

Nuno Magalhães Ribeiro is Associate Professor at the Faculty of Science and Technology of Fernando Pessoa University (Porto, Portugal). He is the coordinator of the Computer Science area, being the course director for bachelor and masters courses on Computer Systems Engineering, specializations on Multimedia and Information Systems and Mobile Computing. Currently he teaches subjects on Multimedia and Interactive Systems, Multimedia Compression and Representation, Digital Design and Applied Electronics. He holds a Ph.D. on Computer Science by the University of York (U.K.), and an M.Sc. on Electrical and Electrotechnical Engineering, specialization on Teleccommunications and a Licenciate degree on Electrical and Electrotechnical Engineering, specialization on Computer Systems, both by the Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP). He participated in international R&D projects developed at the Multimedia Center of the University of Porto (CMUP) and at the Institute of Computers and Systems Engineering (INESC). Currently, he is a researcher at the Center of Multimedia Studies and Resources (CEREM) at Fernando Pessoa University. His research interests lie on e-learning systems based on multimedia and mobile computing technologies, and he supervises Ph.D. projects on m-learning and emotion-based video search and retrieval. He is the author of the books “Tecnologias de Compressão Multimédia” (FCA) about multimedia compression and representation, “Multimédia e Tecnologias Interactivas” (FCA) about multimedia interactive systems and interfaces, and “Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação” (UFP) about general computer science

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia e no Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará como professor Associado I. Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho e Trilhas de Aprendizagem na Administração Pública, prestando assessoria para diferentes órgãos federais e estaduais. 

Maxwel Macedo Dias, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2007), graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (2008) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, Mineração de Dados Educacionais e Descoberta de Conhecimento em Base de Dados (KDD).

Publicado

2023-01-09

Edição

Seção

Tecnologia, Educomunicação e Cibercultura