Estudo do bombeamento de água salobra para irrigação agrícola: solução para uma cooperativa do semiárido nordestino com energia solar fotovoltaica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0035Palavras-chave:
Aquíferos subterrâneos, Energia fotovoltaica, Irrigação agrícola, Seca do NordesteResumo
A região do semiárido brasileiro conta com uma extensão territorial de 958 mil quilômetros quadrados e com uma população superior a 22 milhões de habitantes que sofre com a seca que devido à falta de chuvas tem uma precipitação pluviométrica de 400mm a 800mm por ano. Políticas públicas eficazes para a exploração da água contida no subsolo e a utilização da irradiação solar como fonte energética seria a solução mais viável para a agricultura nordestina, visto que é renovável, limpa, não poluente e inesgotável que pode ser aproveitada, desde que se instalem módulos de silício para converter toda energia solar em outra, na forma de corrente contínua. Com investimentos do governo ou de empresas privadas interessadas em explorar a agricultura familiar, provavelmente, num curto espaço de tempo reverteria este cenário de fome, miséria e desconforto para as famílias residentes nesta região, trazendo-lhes vida e dignidade, tornando-se no maior celeiro agrícola do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.