Vulnerabilidade socioambiental em comunidade ribeirinha: a experiência da Ilha de Deus, Recife/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0048

Palavras-chave:

Vulnerabilidade socioambiental, Periferia, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo busca analisar a situação de vulnerabilidade socioambiental observada nos moradores da Ilha de Deus, comunidade ribeirinha em área periférica da cidade do Recife. Verificou-se quais fatores podem contribuir para a sua mitigação, a partir do papel desempenhado pelas ações e programas do Estado de Pernambuco desde 2009 até os dias atuais, tornando a existência humana mais digna. Foi realizada abordagem de problemas que acarretam a precariedade das condições de vida, como habitação, infraestrutura e serviços sociais pouco eficientes. A partir de estudos comparativos, observou-se que as intervenções realizadas pelo Poder Público com a implantação de projeto de urbanização, participativo e integrado nas dimensões sócio-econômico-ambientais, foi relevante para diminuir a situação de pobreza da população. Foi explanado referencial teórico, abordando a evolução da temática urbana ambiental, a vulnerabilidade socioambiental, o direito à cidade e as políticas públicas. A metodologia utilizada foi comparativa e observacional, tendo sido realizadas pesquisas descritiva e exploratória, com aplicação de questionário e visitas à comunidade. A partir da análise do grau de vulnerabilidade de outros estudos, revelou-se uma melhoria da qualidade de vida, mas também incidência de fragilidades, principalmente devido à descontinuidade das obras, bem como falta de ações governamentais integradas que objetivem o fomento à geração de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuella Batista Cavalcanti, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é Analista-Tributária da Receita Federal - Ministério da Fazenda.

Daniele de Castro Pessoa de Melo, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (2005), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e Pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Gerente do Programa de pós-graduação- PPG do Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP. Coordenadora, Professora e Pesquisadora do Mestrado em Tecnologia Ambiental do ITEP. Pesquisadora Institucional da FAMA/ ESM. Professora da Pós-graduação em Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Conselheira Titular do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Vice-presidente da APL Metalmecânica de Pernambuco. Possui experiência de mais de 10 anos em gestão educacional. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Desenvolvimento de Processos e Novos Materiais (Universidade Católica de Pernambuco) e Grupo de Estudo do Gesso (UFPE). Especialista em Elaboração de Projetos, Gerenciamento de Indicadores e Gestão de Pessoas. Tem experiência nas áreas de Processos Químicos e Bioquímicos inseridos nas linhas de Desenvolvimento e Modelagem de Reatores Polifásicos e Processos Físicos e Químicos de Valorização do Rejeito. Atuando, principalmente nos seguintes temas: gesso beta reciclável, forno rotativo piloto, parâmetros cinéticos, otimização de processos, gás natural, petróleo e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>