Índices de fósforo em diferentes usos da terra em bacia hidrográfica no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0023Palavras-chave:
Adubação Fosfatada, Adsorção de Fósforo, Índices AmbientaisResumo
O fósforo (P) é um elemento essencial ao bom desenvolvimento das plantas nos sistemas agrícolas, no entanto, em concentrações elevadas, em especial, quando este atinge a água, ocasiona processos de eutrofização, poluição e/ou contaminação. Dessa forma, o correto manejo do solo pode ser uma prática essencial na diminuição dos teores de P nos corpos hídricos. Frente ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar cenários de manejo do solo em uma bacia hidrográfica rural, a qual é utilizada para abastecimento humano. O estudo foi desenvolvido na Bacia Hidrográfica do Epaminondas (BHE), no município de Pelotas, Sul do Estado do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento do estudo foram coletadas amostras de solo na camada de 0-0.20 m e determinados os teores de P disponível e argila (%) e a partir desses dados foram desenvolvidos cenários de possibilidade de perdas de P por erosão do solo, a partir de diferentes cenários de precipitação e de doses de adubação fosfatada. Além disso, uma análise geoestatística foi aplicada para gerar um mapa de interpolação pelo algoritmo da krigagem visando observar a distribuição espacial do P na BHE. De maneira geral, os solos da bacia em estudo apresentaram capacidade de adsorção de P oriundos da aplicação de adubos fosfatados devido à alta capacidade de adsorção da argila na camada de 0-0.20 m. A partir do mapa obtido na krigagem foi possível identificas as zonas com maiores concentrações de P (100 – 200 mg kg-1) ocorreram nas zonas de alta produção agrícola destinadas ao cultivo de hortaliças as quais recebem intensiva adubação fosfatada. A partir disso, foi possível identificar zonas na BHE que precisam melhorias nas práticas de manejo do solo, visando a redução do risco de poluição do solo e dos corpos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.