Gestão de resíduos sólidos gerados por embarcações de um porto no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0033Palavras-chave:
Gestão ambiental, Diagnóstico ambiental, Resíduos de serviços de transportes, Gerenciamento de resíduosResumo
As atividades portuárias são fundamentais para o desenvolvimento da economia globalizada, no entanto, podem causar impactos ambientais, como os relacionados com o gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos. Nesse cenário, faltam informações e dados referentes à geração e coleta de resíduos sólidos a bordo das embarcações para que se auxilie no avanço dos processos de gestão de resíduos. O objetivo deste estudo foi analisar os processos de gestão na coleta de resíduos sólidos oriundos das embarcações que atracam em um porto marítimo no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O gerenciamento dos resíduos sólidos na área interna dos portos segue etapas de protocolos específicos que devem ser aprimoradas e divulgadas, para melhor entendimento da gestão de resíduos portuários A coleta mensal entre os meses de janeiro a outubro de 2019 os resíduos recicláveis apresentaram o maior volume coletado, destacando o mês de setembro que apresentou a maior coleta (201,5 m3) em comparação aos outros meses. Já a coleta de resíduos por categoria de embarcações os resíduos recicláveis apresentaram uma coleta superior aos outros tipos de resíduos em todas as categorias de embarcações, totalizando em 919,788 m3. As embarcações do tipo Draga totalizaram seis unidades e apresentaram maior volume total dos resíduos (1186,25 m3), em relação às outras categorias. Através deste trabalho pode-se concluir que a identificação dos tipos de resíduos gerados nas diferentes categorias de embarcações permite definir os métodos para uma adequada destinação dos mesmos, atendendo à PNRS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.