Acumulação de metais em sedimentos de área de captação para abastecimento no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0051Palavras-chave:
Contaminantes ambientais, Bacias Hidrográficas, Índices ambientaisResumo
Os metais pesados têm se tornado uma problemática, devido a sua capacidade de em contato com seres vivos desenvolver processos de bioacumulação e biomagnificação, bem como, processos de poluição e/ou contaminação pontual e difusa. No entanto, os elementos químicos que compõe a classes dos metais pesados, em pequenas quantidades são necessárias ao bom funcionamento dos organismos vivos, bem como, os mesmos apresentam-se como componentes naturais de rochas e solos, que em processos de dissolução tornam-se disponíveis ao ambiente, estando no solo e na água. Dessa forma, o presente estudo objetiva avaliar se os teores elevados de Fe e Mn dissolvidos na água da Bacia Hidrográfica do Epaminondas, no município de Pelotas/RS. Para isso, foram utilizados índices ambientais que indicam se os teores observados são provenientes de fonte natural ou antrópica, e se estes teores já provocam a contaminação do ambiente em estudo. Foram realizadas coletas de sedimentos em suspensão e de fundo na bacia em estudo, em cinco pontos de coleta e nestes sedimentos procedeu-se caracterização química e a partir dos teores de Cu, Fe, Mn e Zn elaborou-se o Índice de Geoacumulação, Fator de Enriquecimento, Fator de Contaminação, Grau de Contaminação, Grau de Contaminação modificado e Índice de Carga Poluidora. Após a elaboração dos índices propostos, observou-se que os teores encontrados ainda não são considerados contaminantes e que os elementos dissolvidos provêm de fonte natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.