Accumulation of metals in sediments from a water catchment area for supply in Southern Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0051

Keywords:

Environmental indexes, Environmental contaminants, Drainage Wathersheds

Abstract

Heavy metals are more often becoming a problem to living beings due to their ability to bind organically in processes of bioaccumulation and biomagnification, as well to the natural environment where it can cause pollution and punctual or diffuse contamination. However, chemical elements that compound the heavy metal class are essential in small quantities for living organisms since they are natural components that are also contained in rocks and soils, which after dissolution processes may decay and be available in the ground and water. Therefore, the present study aimed to evaluate the levels of Fe and Mn dissolved in the water of the Epaminondas Hydrographic Basin, located in the municipality of Pelotas, RS. Environmental indexes were used to indicate whether the observed levels are from a natural or anthropic source and whether these levels are already contaminating the environment. Suspended and bottom sediments samples were collected from the basin at five different locations. The chemical description of these sediments was carried out based on their Cu, Fe, Mn, and Zn contents, Geoaccumulation Index, Factor of Enrichment, Contamination Factor, Degree of Contamination, Modified Degree of Contamination, and Pollutant Load Index. After elaborating on the proposed indexes, the heavy metal levels were deemed non-contaminant elements, classified as originated from a natural source.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliana Aparecida Cadoná, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela UNIJUÍ. Especialista em Segurança Alimentar e Agroecologia pela UERGS, em Gestão Educacional pela UFSM e em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela UNINTER. Mestre em Agroecossistemas pela UFSC. Doutora em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel. Cursando Especialização em Docência para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina e em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Visconde da Graça. Professor do Ensino Fundamental na rede pública do estado do RS. 

Stefan Domingues Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Geoprocessamento (2015) e Mestre em Manejo e Conservação do Solo e da Água (2018). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel, desenvolvendo a tese com Mapeamento Digital de Solos para estimar classes e atributos químicos do solo. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em SIG, Cartografia, Sensoriamento Remoto e Algoritmos em R. Atuando nos temas: Estimativas de perdas de solo, Zoneamentos edafoclimáticos, Fragilidade ambiental e Mapeamento Digital de Solos. 

Jéferson Diego Leidemer, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas(2020) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto de Educação Cenecista General Canabarro(2002). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo.

Tainara Vaz de Melo, Universidade Federal de Pelotas

Formação no curso técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Visconde da Graça (2015), onde atuei como bolsista nas áreas de solos com manejo de solos, pastagens e irrigação, bem como atividades na área de floricultura e paisagismo prestando oficinas práticas para escolas municipais de Pelotas/RS sobre manejo de solo e construção de hortas agroecológicas e reaproveitamento de resíduos orgânico para compostagem. Estagiária e Bolsista do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o restante deste mesmo ano atuei como funcionária da Cooperativa Sul Ecológica desempenhando funções administrativas, atendimento ao cliente, coleta e distribuição de produtos dos cooperados para as lojas físicas e por último, acessorando e administrando a agroindústria para o processamento dos produtos (2016). Graduanda de bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (2021), onde experienciei atividades com assistência universitária aos produtores rurais através do projeto Transião Agroecológica concomitante com o projeto da feira virtual da Rede "Bem da Terra" (2019). Desenvolvi atividades na área da pedologia através do acompanhamento de atividade de doutorado na coleta de sedimentos da Bacia Epaminondas (2020) e participação de atividades do MEJ ? Movimento Empresa Júnior através da ECAPE Jr- Empresa de Consultoria Agronômica e Planejamento Estratégico (2020).

Hueslen Domingues Munhões, Universidade Federal de Pelotas

Técnico em Agropecuária pelo CAVG - IFSul, Câmpus Pelotas. Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Leticia Voigt de Oliveira Côrrea, Universidade Federal de Pelotas

Técnica em Agricultura pela Escola Técnica Estadual Canguçu; Estudante Bacharel em Agronomia; 

Beatriz Bruno do Nascimento, Universidade Federal de Pelotas

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva(2011). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo.

Pablo Miguel, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Possui Mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2010) e Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM (2013). Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia, Levantamento e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Classificação de Solos, Levantamento de Solos e Pedologia. 

Published

2021-06-02

Most read articles by the same author(s)