Avaliação da destinação de lodo biológico no cultivo de morango com aplicações de tebuconazol
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0015Palavras-chave:
Biodegradação, Biossólidos, Planejamento experimental, FungicidaResumo
O cultivo de morango é caracterizado pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, o que pode causar não apenas contaminação alimentar, mas também o acúmulo de resíduos no ambiente e no homem. Técnicas que minimizem as concentrações residuais nos produtos e no ambiente são desejadas. Assim, este trabalho visou avaliar a utilização de lodo biológico de estações de tratamento de esgoto doméstico no cultivo de morango na degradação do fungicida tebuconazol (TEB) no solo, sua influência nas concentrações residuais e na atividade microbiana no solo. O experimento foi feito usando um planejamento experimental do tipo central composite design (CCD) com 10 tratamentos, sendo: fatoriais (combinações dos níveis +1 e -1), centrais (nível 0) e pontos axiais (+1,41 e -1,41). Foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas no solo e análises cromatográficas para detecção de resíduos de TEB no solo e no morango. Os resultados evidenciaram que maiores dosagens de TEB aplicadas ao cultivo de morango resultaram em maiores concentrações residuais desse fungicida no solo, porém não afetaram os teores residuais no fruto. A adição de lodo biológico ao solo durante o cultivo de morango resultou em maior atividade da biomassa microbiana, melhorando a estabilidade do solo. A destinação de lodo biológico ao solo durante o cultivo de morango mostrou-se adequada e resultou em melhoria na atividade microbiana do solo, o que pode proporcionar benefícios ambientais e econômicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.