Determinação de HPAs em preparações comerciais com base em pimenta
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0040Palavras-chave:
Contaminantes ambientais, Especiarias, Segurança Alimentar, GC/MSResumo
Este estudo avalia a presença e os níveis de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em amostras comercias de pimentas, usando extração sob ultrassom acompanhada de etapas de cleanup e determinação por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Foram avaliados os 16 HPAs listados como contaminantes ambientais prioritários pela United States Environmental Protection Agency e utilizados como parâmetros a soma de Benzo(a)Antraceno, Criseno, Benzo(b)Fluoranteno e Benzo(a)Pireno os HPAs 4, indicadores usados pela Agência Europeia de Segurança Alimentar para a presença desta classe de hidrocarbonetos em alimentos e a soma total para HPAs de maior peso molecular (Benzo(k)Fluoranteno, Benzo(b)Fluoranteno, Benzo(g, h, i)Perileno, Indeno(1, 2, 3-cd)Pireno estabelecida pela German Society for Fat Science. Foram encontrados os dezesseis HPAs, destacando-se como majoritários o Fenantreno, seguido pelo Criseno, Benzo(a)Antraceno, Acenaftileno e por último o Fluoreno. As concentrações de HPAs 4 variaram de 92,2 µg Kg-1± 1,9% a 1858,3 µg Kg-1 ± 14,9% nas amostras de pimentas. A soma dos HPAs prioritários nas amostras comerciais de pimenta variou de 2958,7µg Kg-1± 4,5% e 34640,1 µg Kg-1±17,5%. As concentrações de HPAs nas amostras de pimentas ultrapassaram os valores permitidos pelo órgão de controle em alimentos, resultando em níveis que podem causar danos à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.