Avaliação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em Achyrocline Satureioides (Marcela) e sua infusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0043

Palavras-chave:

HPAs, Marcela, Infusões, SPE, GC/MS

Resumo

Este estudo avalia a presença e os níveis de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em Achyrocline Satureioides (inflorescências e infusões) usando extração sob ultrassom acompanhada de etapas de clean up com extração em fase sólida (SPE) e determinação por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa. Dezesseis HPAs prioritários foram listados como contaminantes prioritários ​​pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e HPAs (Benzo (a) Antraceno, Crisene, Benzo (b) Fluoranteno, Benzo (a) Pireno) foram escolhidos como indicadores pela Agência Europeia de Segurança Alimentar para a presença de HPAs em alimentos. As concentrações de HPAs variaram de 48,1 µg Kg-1 ± 1,4% a 48,8 µg Kg-1 ± 1,9% nas inflorescências de Achyrocline Satureioides. A concentração total  de HPAS nas infusões foi de 2,5 µg L-1 ± 6,3%. A soma dos HPAs prioritários nas amostras de Achyrocline Satureioides variou de 126,8 µg Kg-1 ± 13,6% e 218,9 µg Kg-1 ± 16,1% e a infusão teve um valor de 10,0 µg L-1 ± 8,1%. As concentrações de HPAs nas infusões (chá) são menores quando comparadas com outras matrizes alimentares, mas a migração desses compostos para o chá é elevada, resultando em níveis que podem causar danos à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Sanches Filho, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

possui graduação em Licenciatura Plena Em Química Esquema II pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988), graduação em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e pós doutorado pela Universidade Nova de Lisboa(2007). Atualmente é professor e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia Sul-rio-grandense, lider do Grupo de Pesquisa em Contaminantes Ambientais. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: nitrosaminas,análise de hidrocarbnetos em amostras ambientais, spe, cromatografia gasosa e análise absorciométrica. 

Julia Arduim, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui graduação em Gestão Ambiental (2016)  e mestrado em Engenharia e Ciencia Ambientais pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(2019). Tem experiência na área de Ciências Ambientais

Glauco Rasmussen Betemps, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui Curso Técnico em Química, Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental e Especialização em Química Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisas em Contaminantes Ambientais -GPCA, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos-traços, contaminantes ambientais e caracterização do bio-óleo obtido por pirólise a partir da biomassa. Possui experiência no gerenciamento de laboratórios de pesquisa, na elaboração de orçamentos, controle de estoques de reagentes e vidrarias e auxílio no desenvolvimento de pesquisas.

Gabriela Oliveira Andrade, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Graduanda em Engenharia Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas (IFSul). Participante do Grupo de Pesquisa em Contaminantes Ambientais (GPCA) no IFSul.

Ricardo Correa da Silva da Silva, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2017), graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas(2018), especialização em Pós Graduação em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Faculdade Anhanguera de Rio Grande(2019) e mestrado-profissionalizante em Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(2018). 

Downloads

Publicado

2020-09-15

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>