Determinação de metais pesados no sedimento do Arroio São Lourenço - São Lourenço do Sul (RS)
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0017Palavras-chave:
Arroio São Lourenço, Metais Pesados, SedimentoResumo
O Arroio São Lourenço é o portal de trânsito da economia pesqueira na cidade de São Lourenço do Sul, bem como de atividades de navegação particular ou turística. A região em análise do presente trabalho é exatamente a que possui maior tráfego de barcos, cuja extensão é compreendida desde a entrada do canal até a zona dos estaleiros. Nesse percurso foram analisados sedimentos superficiais em quatro pontos do arroio no mês de outubro (primavera) de 2013. Em coleta única, as amostras do sedimento sofreram digestão pseudo total com água régia, ácido perclórico e os metais (Cu, Zn, Ni, Cr e Pb) foram determinados em espectrofotômetro de absorção atômica em chama. Os resultados indicaram altos índices dos metais, ocorrendo elevada variação de um ponto a outro. Destacando-se o cromo, de 3,6 mg/Kg ± 2,3% a 42,2 meg/Kg ± 8,9%; o chumbo de 15,0 mg/Kg ± 11,6% a 416,7 mg/Kg± 0,6% e o zinco de 27,9 mg/Kg ± 5,0% a 83,6 mg/Kg± 7,1%. Em apenas uma área os valores foram encontrados acima dos parâmetros normais estabelecidos pela Resolução CONAMA 344/2004, causando a contaminação do local. Tal dado torna-se preocupante para o ecossistema aquático, bem como para a atividade pesqueira ali existente, sem contar no abastecimento de água que alimenta a cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.