Determinação de metais tóxicos em sedimento de canal de drenagem pluvial na zona urbana

Autores

  • Marcelo Uarthe Grimmler Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Pelotas
  • Glauco Rasmussen Betemps Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-Grupo de contaminantes Ambientais (GPCA).
  • Mariana Marcant Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-Grupo de contaminantes Ambientais (GPCA).
  • Pedro José Sanches Filho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-Grupo de contaminantes Ambientais (GPCA).

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0017

Palavras-chave:

Metais Tóxicos, Metais tóxicos, Drenagem Pluvial, drenagem pluvial, Sedimento, sedimento

Resumo

Este estudo foi realizado em um canal de drenagem pluvial da zona urbana da cidade de Pelotas-RS, com o objetivo de determinar os níveis de metais tóxicos (Cr, Cu, Ni, Pb e Zn) no sedimento carreados pelo runoof. Foram coletadas amostra de sedimentos superficiais em cinco pontos ao longo do canal, a fração menor que 63µm sofreu de extração pseudo total nítrico-perclórica e os extratos foram analisados por espectrofotometria de absorção em chama . Os níveis de metais tóxicos encontrados variaram para o Cromo de 2,9 mg kg-¹±15,4% à 7,9 mg kg-¹±16,4%, Cobre de 4,7 mg kg-¹  ±11,0% à 20,5 mg kg-¹±6,2%. O Niquel foi detectado somente no ponto 2 no valor de 2,2 mg kg-¹±2,0%, Chumbo entre 5,4 mg kg-¹±2,9% à 22,6 mg kg-¹±3,5% e Zinco 49,0 mg kg-¹±4,1% à 100,2 mg kg-¹±6,8%. De maneira geral os analitos não ultrapassaram os limites estipulados pelo CONAMA 344/2004, não causando danos a biota e vida aquática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Uarthe Grimmler, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Pelotas

Formado em Saneamento Ambiental e Especialização em Química Ambiental pelo IFSul-RS, atualmente cursando mestrado em Modelagem Computacional na FURG e atuando no LANSD- Laboratório de Análise Numérica e Sistemas Dinâmicos)

Glauco Rasmussen Betemps, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-Grupo de contaminantes Ambientais (GPCA).

Possui Curso Técnico em Química, Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental e Especialização em Química Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisas em Contaminantes Ambientais -GPCA, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos-traços, contaminantes ambientais e caracterização do bio-óleo obtido por pirólise a partir da biomassa. Possui experiência no gerenciamento de laboratórios de pesquisa, na elaboração de orçamentos, controle de estoques de reagentes e vidrarias e auxílio no desenvolvimento de pesquisas.

Mariana Marcant Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-Grupo de contaminantes Ambientais (GPCA).

Técnica em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Pedro José Sanches Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-Grupo de contaminantes Ambientais (GPCA).

possui graduação em Licenciatura Plena Em Química Esquema II pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988), graduação em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e pós doutorado pela Universidade Nova de Lisboa(2007). Atualmente é professor e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia Sul-rio-grandense, lider do Grupo de Pesquisa em Contaminantes Ambientais. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: nitrosaminas,análise de hidrocarbnetos em amostras ambientais, spe, cromatografia gasosa e análise absorciométrica.

Downloads

Publicado

2016-01-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>