Entraves e perspectivas da legislação sanitária para o desenvolvimento da cadeia da piscicultura em Dourados, Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0015Palabras clave:
Qualidade, Serviço de Inspeção Sanitária, Peixes, Pescado, Inspeção SanitáriaResumen
O Brasil apresenta potencial de crescimento para a cadeia produtiva do pescado, devido às condições naturais favoráveis, de clima, geografia, biodiversidade e água em abundância. A piscicultura ganhou visibilidade no município de Dourados/MS e na região, alcançando crescimento na produção de peixes. Este trabalho visa discutir sobre a sanidade e a qualidade do pescado, as legislações que regulam o serviço de inspeção sanitária dos produtos de origem animal e as políticas adotadas para produção e comercialização de pescado no município de Dourados e entorno. Realizou-se a análise de algumas normas e legislações sanitárias pertinentes ao Serviço de Inspeção Sanitária. Os dados e discussões permitiram constatar que políticas públicas, ações e normas sanitárias são necessárias e essenciais para a manutenção da qualidade e da sanidade do pescado, de modo a garantir a consolidação, a viabilidade técnica, econômica e socioambiental dos empreendimentos aquícolas no município e região, especialmente aos pequenos piscicultores.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.