Licenciamentos ambientais e avaliações de impactos ambientais do setor sucroenergético: aspectos multidisicplinares
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.002.0002Palavras-chave:
Governança Ambiental, Estudos de Impactos Ambientais, Interdisciplinaridade e MultidisciplinaridadeResumo
Este trabalho visa discutir a importância e o uso da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade no Licenciamento Ambiental (LA) e nas Avaliações de Impactos Ambientais (AIA) do setor sucroalcooleiro no estado de Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo é identificar os perfis e atribuições dos técnicos e profissionais envolvidos em sua elaboração e análise, além dos órgãos responsáveis pela sua aprovação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com a utilização de dados da CANASAT/INPE, MAPA e IMASUL. Realizou-se análise de algumas normas e legislações ambientais, federal e estadual, pertinentes ao licenciamento ambiental e aos estudos e relatórios de impactos ambientais (EIA/RIMA) do setor sucroalcooleiro do estado. Os dados e as discussões permitiram constatar que as Avaliações de Impactos Ambientais (AIA) e os Licenciamentos Ambientais (LA) são elaborados e analisados, tanto no âmbito federal, quanto no âmbito estadual, de forma multidisciplinar, visando à prevenção, solução, recuperação e/ou manutenção do meio ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.