Divulgação de informações sociais e ambientais por cooperativas agrícolas brasileiras

Autores

  • Luciana Virginia Mario Bernardo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Erlaine Binotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha Universidade Federal da Grande Dourados
  • Manoela Morais Universidade Federal da Grande Dourados
  • Luisa Rhoden Rech Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eduardo Luiz Casarotto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Zeponi Peruzzi Centro Universitário da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0019

Palavras-chave:

Ações Coletivas, Social, Ambiental, Transparência Social

Resumo

A preocupação da sociedade com os aspectos sociais e ambientais trouxe novos recursos para as organizações. As empresas precisam ter políticas ambientais e através de um planejamento proporcionar a realização de atividades que abordam estas questões. A fim de satisfazer as necessidades das partes interessadas, organizações publicam informações sobre as suas práticas sociais e ambientais nos relatórios e ambientes virtuais. Entre os formatos das empresas, cooperativas aumentam no Brasil e estão inseridas ao grupo das maiores exportadoras do país. Dadas estas características, o trabalho tem como objetivo identificar o documento utilizado para divulgar informações sobre ambiente e quais os elementos que compõem estas publicações, nos sites das cooperativas que exportam. Foi utilizado a análise documental de publicações feitas nos sites das oito cooperativas e as variáveis da Norma Brasileira de Contabilidade N°. 15. Cinco destas cooperativas divulgam em diferentes volumes de recursos de informação e do uso como websites, relatórios específicos e inclusão em relatórios de gestão. Todavia as publicações sobre o assunto precisam ser aperfeiçoadas para melhor informar os usuários destas informações. Assim haverá melhor qualidade nas publicações e facilitará a leitura e interpretação destes dados que se tornam públicos a sociedade quando divulgados, principalmente em ambientes virtuais, ao qual o acesso a informação torna-se facilitado.

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Biografia do Autor

Luciana Virginia Mario Bernardo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi bolsista da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) Possui graduação em Ciências Contábeis pela UFGD e Licenciatura em Matemática pelo Centro Técnico - Educacional Superior do Oeste Paranaense. Trabalha como Professora de Matemática na educação básica e atuou como Coordenadora da disciplina de Matemática na Educação Básica.

Erlaine Binotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta, mestrado (2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado sanduiche The University of Queensland (2004). É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq e Fundect sobre cooperação em diferentes contextos do agronegócio. Atualmente é professora Adjunta IV na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (12/2010-01/2015) e é vice-coordenadora do PROFIAP. Professora nos mestrados em Agronegócios, PROFIAP e doutorado em Administração da UFMS. Vice-Presidente da SOBER gestão 2015-2017 e 2017-2019. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Sucessão rural, gestão do conhecimento (aprendizagem, capacidade absortiva, comunidades de prática), ações coletivas, capital social e inovação. na área de Gestão Pública temas relacionados a Gestão de Pessoas.

Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha, Universidade Federal da Grande Dourados

É mestrando em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFGD e Licenciado em Pedagogia no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Atuou como professor e apoio da Educação Especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Monitor do Programa Mais Educação. 

Manoela Morais, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (2017). Graduada em Administração pela mesma universidade (2014). 

Luisa Rhoden Rech, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Agronegócios (2017) pela Universidade Federal da Grande Dourados, graduada em Administração (2013) e Tecnóloga em Produção Publicitária (2009) pelo Centro Universitário da Grande Dourados. 

Eduardo Luiz Casarotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atualmente é diretora superintendente da Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste e professor do Centro Universitário da Grande Dourados. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Qualidade de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas de fabricação, gerenciamento de propriedades rurais e consultoria para empresas produtores de produtos para alimentação animal.

Adriana Zeponi Peruzzi, Centro Universitário da Grande Dourados

Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Graduação em Zootecnia e Professora no Centro Universitário da Grande Dourados.

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Publicado

2016-11-30