Entraves e perspectivas da legislação sanitária para o desenvolvimento da cadeia da piscicultura em Dourados, Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0015Palavras-chave:
Qualidade, Serviço de Inspeção Sanitária, Peixes, Pescado, Inspeção SanitáriaResumo
O Brasil apresenta potencial de crescimento para a cadeia produtiva do pescado, devido às condições naturais favoráveis, de clima, geografia, biodiversidade e água em abundância. A piscicultura ganhou visibilidade no município de Dourados/MS e na região, alcançando crescimento na produção de peixes. Este trabalho visa discutir sobre a sanidade e a qualidade do pescado, as legislações que regulam o serviço de inspeção sanitária dos produtos de origem animal e as políticas adotadas para produção e comercialização de pescado no município de Dourados e entorno. Realizou-se a análise de algumas normas e legislações sanitárias pertinentes ao Serviço de Inspeção Sanitária. Os dados e discussões permitiram constatar que políticas públicas, ações e normas sanitárias são necessárias e essenciais para a manutenção da qualidade e da sanidade do pescado, de modo a garantir a consolidação, a viabilidade técnica, econômica e socioambiental dos empreendimentos aquícolas no município e região, especialmente aos pequenos piscicultores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.