Colônia de pescadores Z3: relação entre geração de resíduos pesqueiros e sustentabilidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0017

Palabras clave:

Atividade pesqueira, Resíduos de pescado, Gerenciamento sustentável de resíduos

Resumen

A pesca é uma atividade socioeconômica que, no Brasil, movimenta aproximadamente cinco bilhões de reais por ano e emprega 3,5 milhões de pessoas. Contudo, essa atividade e as atividades de transformação de produtos pesqueiros, apresentam potencial para a geração de impactos ambientais, tanto por sua extensividade, como pelo volume de resíduos gerados, os quais podem representar até 70% do peso dos animais capturados. Com base nessas características, esse trabalho teve como objetivo analisar a relação entre os resíduos pesqueiros e a sustentabilidade na Colônia de Pescadores Z3 e apresentar alternativas de transformação de resíduos de pescado em produtos com valor econômico. Para viabilizar essa proposta, foi realizada pesquisa qualitativa, descritiva, com auxílio das técnicas de pesquisas bibliográficas, entrevistas informais, entrevistas formais, visitas a localidade e observação direta. Como resultados, a análise das relações entre a atividade pesqueira e a sustentabilidade na Colônia de Pescadores Z3 permitiu concluir que essa atividade é importante para a promoção de empregos, renda e da cultura local. Entretanto, contribui para a geração de impactos negativos ao desenvolvimento local, principalmente, devido adestinação inadequada dos resíduos pesqueiros ao longo das décadas. Dessa forma, foram apresentadas cinco alternativas de transformação de resíduos da pesca em outros produtos, quais foram: fonte de proteína por hidrólise e farinha de peixe, silagem de pescados, compostagem de peixe, quitina e biocombustíveis, todos com potencial para gerar renda complementar à população que sobrevive da atividade pesqueira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iliane Otto, Universidade Federal de Pelotas

Gestora Ambiental (2012), Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2017). Responsável pela página Ambiental Informe no YouTube, Instagram (@ambiental_informe) e LinkedIn (2020). Experiência técnica e comercial em serviços ambientais relacionados à gestão de Resíduos Sólidos. Atua também com transporte de cargas perigosas, avaliação de prestadores de serviço, legislação ambiental, cursos/palestras/organização de eventos sobre temas relacionados à gestão ambiental. Atualmente é colaboradora da Refinaria de Petróleo Riograndense, atuando no setor de meio ambiente. 

Rodrigo Torres Westendorff, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Letras-Espanhol em 2010 e em Administração em 2017, ambos na UFPEL. Tem enfoque em gestão e estratégia, com direcionamento para gestão educacional e esportiva. Experiência na rede bancária, agência de investimento, e em secretaria de Colegiado de curso.

Luiza Beatriz Gamboa Araújo Morselli, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Engenharia Civil, pela Universidade Católica de Pelotas, Graduação em Música - Bacharelado em Piano, pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas, Especialização MBA em Gestão Ambiental pela Anhanguera, Doutoranda em Ciências e Engenharia dos Materiais pela UFPEL e cursando Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados do IFSul. Com ênfase nas áreas: Engenharia Civil, Ciências Ambientais, Construções Sustentáveis, Certificações Ambientais de Edificações, Eficiência Energética, Materiais Sustentáveis para a Construção Civil e sistema construtivo em Light Steel Framing.

Robson Andreazza, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Doutorado Sanduiche em Auburn (USA) (2009). Pós Doutor Universidade Federal de Santa Maria (2010). Pós Doutor ESALq USP (2010). Pós Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia (2010-2012). Atualmente Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas pelo Centro de Engenharias do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Professor Permanente do PPG em Ciências Ambientais, do PPG em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (UFPel) e do PPG em Ciências e Engenharia de Materiais (UFPel). Atual Coordenador do PPGCAmb. Possui linhas de pesquisa na área de Agronomia e Engenharia Ambiental, com ênfase em Microbiologia do Solo e Microbiologia Aplicada, Análise ambiental e Biorremediação de ambientes contaminados com metais. Também possui experiência nas seguintes áreas: solos em processo de degradação, micorrizas, ectomicorrizas, e ecologia do solo. Também trabalha com desenvolvimento de técnicas e processos para gestão ambiental e tratamento de resíduos.

Publicado

2022-07-02

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artículos más leídos del mismo autor/a