Avaliação de um projeto residencial em light steel framing de acordo com o leed for homes
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0014Palavras-chave:
Certificação ambiental, Construção sustentável, RTQ-R, Selo PBE edificaResumo
A indústria da construção civil é responsável pelo alto consumo de energia, alta emissão de dióxido de carbono, alta extração de materiais não renováveis e grande geração de resíduos sólidos no mundo. O uso de métodos de construção pré-fabricados, industrializados e tecnológicos pode reduzir os impactos ambientais gerados. Com o objetivo de confirmar seus benefícios ambientais, a proposta da pesquisa foi analisar a sustentabilidade de um projeto residencial no sistema Light Steel Framing (LSF), de acordo com as exigências da certificação ambiental Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) para Casas do Green Building Council (GBC) Brasil Casa. Para isso, foi necessário aplicar o Regulamento de Qualidade Técnica para o Nível de Eficiência Energética para Residências, alcançando a classificação de nível A nesta análise, com 5,06 pontos finais. Para isso, foi considerada a constituição do envoltório predial em LSF, a eficiência energética dos materiais utilizados, os sistemas de aquecimento e iluminação da água. Para obter o mais alto nível de certificação LEED, o projeto recebeu sugestões de melhorias. O projeto obteve 60 pontos finais na análise, o que permite a obtenção do selo de certificação ouro. A pontuação total no tópico de Materiais e Recursos demonstra o grande benefício do sistema na LSF na preservação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.