Estimativa da pegada de carbono no setor de soja no município de Paragominas, Pará
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0012Palavras-chave:
Indicador Ambiental, Indicadores de sustentabilidade, Sustentabilidade, Economia ambiental, Agricultura, Mudanças climáticas globais.Resumo
A pegada de carbono surgiu com o intuito de administrar as emissões de gases de efeito estufa e é uma das várias formas de se medir seus impactos, obtendo grande visibilidade na comunidade acadêmica após o vislumbre de seus resultados. Objetiva-se, portanto, utilizar indicador de pegada de carbono para estimar as emissões de GEE geradas na produção de soja no município de Paragominas-PA, no período de 1997 a 2013, e com isso avaliar a contribuição dessa cultura agrícola para o balanço de emissões e as mudanças climáticas regionais. Realizou-se o cálculo da pegada de carbono com dados de volume de produção e área plantada de soja no município de Paragominas e após isso utilizou-se a metodologia de Cheng et al. (2011) para aferir seu valor. Tal metodologia realiza o cálculo da Pegada de Carbono total a partir da somatória das pegadas de carbono individuais por uso de fertilizantes, da eletricidade usada na irrigação, do uso de agrotóxicos e das emissões de N2O. Analisando os resultados referentes à Pegada de Carbono anual, percebe-se que ela vem obtendo valores mais significativos com o passar do tempo em virtude principalmente do aumento da área plantada de soja. Infere-se ainda que o valor de PC está mais ligado à esta área plantada do que propriamente à produção de soja, isto porque é durante a plantação que são empregados os fertilizantes e agrotóxicos – refletidos nos valores de PCF e PCA – e a área total de produção influencia diretamente os valores de PCI e indiretamente as outras Pegadas individuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.