Estimativa da pegada de carbono no setor de soja no município de Paragominas, Pará

Autores

  • Renan Coelho de Vasconcellos Universidade do Estado do Pará
  • Norma Ely Santos Beltrão Justus-Liebig Universität Giessen, JLU, Alemanha
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0012

Palavras-chave:

Indicador Ambiental, Indicadores de sustentabilidade, Sustentabilidade, Economia ambiental, Agricultura, Mudanças climáticas globais.

Resumo

A pegada de carbono surgiu com o intuito de administrar as emissões de gases de efeito estufa e é uma das várias formas de se medir seus impactos, obtendo grande visibilidade na comunidade acadêmica após o vislumbre de seus resultados. Objetiva-se, portanto, utilizar indicador de pegada de carbono para estimar as emissões de GEE geradas na produção de soja no município de Paragominas-PA, no período de 1997 a 2013, e com isso avaliar a contribuição dessa cultura agrícola para o balanço de emissões e as mudanças climáticas regionais. Realizou-se o cálculo da pegada de carbono com dados de volume de produção e área plantada de soja no município de Paragominas e após isso utilizou-se a metodologia de Cheng et al. (2011) para aferir seu valor. Tal metodologia realiza o cálculo da Pegada de Carbono total a partir da somatória das pegadas de carbono individuais por uso de fertilizantes, da eletricidade usada na irrigação, do uso de agrotóxicos e das emissões de N2O. Analisando os resultados referentes à Pegada de Carbono anual, percebe-se que ela vem obtendo valores mais significativos com o passar do tempo em virtude principalmente do aumento da área plantada de soja. Infere-se ainda que o valor de PC está mais ligado à esta área plantada do que propriamente à produção de soja, isto porque é durante a plantação que são empregados os fertilizantes e agrotóxicos – refletidos nos valores de PCF e PCA – e a área total de produção influencia diretamente os valores de PCI e indiretamente as outras Pegadas individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Coelho de Vasconcellos, Universidade do Estado do Pará

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade do Estado do Pará - UEPA e Mestre em Ciências Ambientais (UEPA). Atualmente é docente de ensino médio técnico em meio ambiente na Escola Bosque.Trabalhou na Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, no qual desenvolveu atividades relacionadas ao ordenamento ambiental e políticas públicas de regularização ambiental. Possui experiência em pesquisas sobre os seguintes temas: serviços ecossistêmicos, indicadores ambientais, sistemas agroflorestais, geotecnologias e recursos hídricos.

Norma Ely Santos Beltrão, Justus-Liebig Universität Giessen, JLU, Alemanha

ossui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Economia Agrícola na Justus-Liebig-Universität Giessen na Alemanha (2008), reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como Doutorado em Desenvolvimento Rural. Já desempenhou funções de gestão, entre eles coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, Diretoria de Extensão da UEPA, Diretoria de Planejamento Ambiental da SEMA, Diretoria do Planetário do Pará, entre outras funções. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará, atuando no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (mestrado) . Atua nos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, e diversos cursos de especialização. Na área da pesquisa, é lider do grupo de pesquisa NUPAD - Núcleo de pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional e desenvolve estudos técnicos e pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Regional, Política e Gestão Ambiental, Serviços Ambientais e Economia de Baixo Carbono.

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (1991); Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (1994); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1995) e Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará. Suas linhas de pesquisa são: Modelagem Ambiental e Ecológica; e Estudos Interdisciplinares em Ciências e Tecnologias e suas interfaces com a Educação, a Saúde e o Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2016-01-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>