Aspectos socioeconômicos no contexto de doenças tropicais negligenciadas nos municípios de Abaetetuba e Barcarena, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0023

Palavras-chave:

Doenças Negligenciadas, Índices Socioeconômicos, Vulnerabilidade

Resumo

As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) constituem um grupo de condições que causam morbidade, incapacidade crônica e morte, tendo como população mais afetada aquela que vive em vulnerabilidade socioeconômica, por carecer de serviços básicos de água, higiene e saneamento básico. O objetivo deste estudo foi analisar o contexto das doenças tropicais negligenciadas sob os aspectos socioeconômicos no município de Abaetetuba e Barcarena, Pará. A metodologia utilizada foi estudo ecológico, descritivo, de série temporal, no período entre 2007 e 2016, cujas variáveis analisadas foram a incidência das doenças notificadas, segundo as Secretarias Municipais de Saúde de ambos os municípios, e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Foram notificados mais de 7 mil casos de DTNs em Abaetetuba e mais de 1700 casos em Barcarena, sendo elas leishmaniose tegumentar americana, leishmaniose visceral, doença de Chagas, tuberculose, hanseníase e dengue, sendo que os dados relacionados à dengue foram disponibilizados apenas pela Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena. O município de Abaetetuba apresentou os maiores índices de incidência das DTNs, principalmente para doença de Chagas, leishmaniose visceral e hanseníase; apresentou também um número populacional maior que Barcarena, embora este tenha tido um crescimento populacional bem maior que Abaetetuba no período entre 2007 e 2016. Em Barcarena, as DTNs com maiores incidências são dengue, tuberculose e hanseníase. Não há muita diferença no IDHM entre os municípios citados, e embora Barcarena seja município-sede de um grande empreendimento na área da mineração, este resultado mostrou que a população de ambos os municípios encontram-se em grande vulnerabilidade socioeconômica, e que há necessidade da implementação de programas que visem a erradicação destes agravos, assim como ampliação dos investimentos em educação e saneamento básico para que as iniquidades sociais sejam minimizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcione Pinheiro de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Ciências Ambientais na Universidade do Estado do Pará (2019), cujo objeto de pesquisa são as Doenças tropicais negligenciadas na Amazônia. Especialista em Microbiologia - Área de Concentração Microbiologia Clínica pela Universidade Federal do Pará (2014). Atualmente é Professora - Secretaria de Educação do Estado do Pará, sendo Licenciada Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, pela Universidade do Estado do Pará (2006).

Thamires Beatriz dos Santos Caitano, Universidade do Estado do Pará

Técnica em Mineração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA (2012). Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2017). Cursando Especialização EAD - Geologia de Minas e Técnicas de Lavra a Céu Aberto pelo Instituto de Geociências da UFPA. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) -mestrado acadêmico- da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, em atividades relacionadas ao Geoprocessamento, Geologia Econômica, Recursos Hídricos, Mineração e Meio Ambiente.

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (1991); Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (1994); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1995) e Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará. Sua linha de pesquisa é Estudos e Pesquisas Interdisciplinares que envolvam Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação, Cultura, Saúde e/ou Meio Ambiente. Outra linha de pesquisa de interesse é a Modelagem Ambiental e Ecológica de Ecossistemas Amazônicos.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>