FMEA como subsídio para a implementação do sistema de gestão ambiental em laboratório da UFRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.007.0014

Palavras-chave:

Atividades Laboratoriais, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Risco Ambiental

Resumo

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), cada vez mais aplicado pelas instituições, tem por finalidade proporcionar qualidade ambiental ao processo produtivo. Nesse contexto, a metodologia FMEA (Failure Mode and Effects Analysis – Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) é uma importante ferramenta para subsidiar a implementação do SGA nas instituições de pesquisa, como os dos laboratórios de análises químicas, que são potenciais para a instalação de impactos ambientais. O objetivo deste estudo foi analisar a aplicação de FMEA no Laboratório de Química do Solo da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém-PA. Os resultados demonstraram a existência de oito problemas, sendo que os principais são: o despejo inadequado de efluentes, a má gestão de água e o descarte inadequado de resíduos, que devem ter ações corretivas prioritárias; assim como, de imediato, mudanças na postura dos profissionais quanto ao uso e gestão dos recursos laboratoriais, a fim de melhorar o processo de análises químicas. Os demais resultados também devem ser corrigidos, porém não de imediato, e sim, a médio e/ou a longo prazo. O método FMEA demostrou ser eficiente na identificação e avaliação dos riscos ambientais, nas causas e nos efeitos in loco, propondo-se ações preventivas e/ou corretivas e gerando subsídios para a implementação do SGA.

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Biografia do Autor

Kelly Christina Alves Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Engenheira Ambiental e de Energias Renováveis formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA em 2016. Onde atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial em Ciência do Solo - PET Solos/UFRA (março de 2013 - junho de 2016). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará - UEPA em 2019. Possui experiência em trabalhar com equipe interdisciplinar, organizar eventos, realizar coleta de solos e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de ciência do solo, com ênfase em educação ambiental.

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Publicado

2018-09-24

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