Aplicação da análise fatorial para determinação da vulnerabilidade socioeconômica e ambiental nos municípios do Estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.004.0008Palavras-chave:
Análise multivariada, Nordeste do Brasil, Risco, Desigualdades socioambientaisResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a vulnerabilidade socioeconômica e ambiental nos municípios do Estado da Paraíba, a partir de variáveis descritoras de quatro principais dimensões: Socioeconômica, Demográfica, Assistência à saúde e Ambiental. A metodologia tomou por base a aplicação de estatística multivariada a partir da técnica de análise fatorial (AF). As variáveis selecionadas foram oriundas do Censo 2010 do IBGE e de dados ambientais médios e acumulados mensais de 1990 a 2010 obtidos junto ao INMET. A partir da AF foi possível determinar o Índice de Vulnerabilidade da Socioeconômica e Ambiental (IVSA) que permitiu compreender as relações existentes entre os fatores ajustados, sendo possível identificar cinco principais forças concorrentes que atuam sobre o processo de vulnerabilidade nos municípios do estado da Paraíba. As principais variáveis descritoras foram: temperatura média do ar (99,4%); máxima temperatura média (98,8%) e precipitação anual (98,8%) (dimensão Climática); IDHM da renda (96,2%) e renda per capita (96,1%) (dimensão Socioeconômica). Assim, a lógica da vulnerabilidade no estado da Paraíba foi definida por fatores que condicionam o ambiente e a capacidade de trabalho, sendo verificada, predominantemente, nas áreas com maiores quantitativos populacionais e que também apresentam maior valor econômico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.