Premissas básicas para um plano de uso e descarte sustentável de materiais plásticos: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.002.0004Palavras-chave:
Rotas Tecnológicas, Resíduos Plásticos, Economia Circular, Responsabilidade Socioambiental, GravimetriaResumo
Um dos grandes desafios para a sociedade é a capacidade de gerir os seus resíduos sólidos em função da quantidade produzida e dos impactos ambientais negativos. O objetivo da pesquisa cuida de estabelecer premissas básicas para o manejo, descarte e redução do uso de materiais plásticos utilizados no prédio do fórum da comarca de Petrolina. Tem-se por escopo a sustentabilidade na gestão dos resíduos sólidos plásticos, avaliando os aspectos técnico-econômicos e socioambientais das rotas tecnológicas existentes para produtos originados de polímeros e suas classificações, com o mapeamento dessas rotas desde a aquisição dos produtos até destinação final dos resíduos, analisando pelo viés da sustentabilidade e em consonância com conceitos da economia circular. A metodologia consiste de abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada por meio da classificação in loco dos dados da pesquisa, com utilização de técnicas de gravimetria e entrevistas com agentes que lidam com a temática da reciclagem. A rota tecnológica mais acessada no manejo do resíduo plástico é o aterro sanitário gerenciado pelo Centro de Tratamento de Resíduos de Petrolina (CTR), o qual recebe dois terços de todo o plástico gerado no prédio, material que poderia gerar recursos financeiros às famílias participantes da cooperativa de reciclagem. Necessidade de ampliação do apoio logístico e organizacional, objetivando a coleta seletiva, além de campanha de educação ambiental entre os colaboradores. Plano de ação para implementação das ações-chave com utilização da ferramenta de gestão 5W2H.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.