Análise espacial do pH e oxigênio dissolvido do Rio Teles Pires/MT-Brasil: manancial gerador de eletricidade
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.001.0006Palavras-chave:
Recursos Hídricos, Gestão Ambiental, UHEs, Qualidade da água, Bacia hidrográfica Rio Teles PiresResumo
A água é o recurso natural mais importante para a sobrevivência de todas as formas de vida e sendo pauta de discussão internacional. Diante dessa situação, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise espacial do potencial hidrogeniônico e oxigênio dissolvido na bacia hidrográfica do rio Teles Pires/MT-Brasil, uma bacia com sistemas de barramentos que sustentam empreendimentos gerados de energia elétrica. Para isso foi realizado o levantamento de informações de monitoramento de uma séria de dados de pH e OD do Programa Nacional de Qualidade das Águas (Qualagua) da Agência Nacional de Águas e Saneamento disponível no portal eletrônico Hidroweb. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e submetidos a análises estatísticas utilizando ferramentas paramétricas e não paramétricas. Como principal resultado verificou-se que a qualidade da água, segundo as variáveis aferidas no trecho avaliado, é aderente aos limites desejáveis da legislação pertinente. Observou se ainda que, de modo geral, as variáveis não apresentam variação significativa estatisticamente no percurso do rio e quando se detectou diferença entre os pontos de monitoramento, os resultados não se divergem os limites desejados e apresentam fraca tendência de variação no espaço. Ainda assim, é necessário o monitoramento da qualidade das águas realizados pelo Gestor Ambiental, visto que, possibilitará um histórico ambiental dos rios auxiliando na adoção de ações de gestão ambiental e efetivação dos instrumentos da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.