Proposta de automação da produção de massa de queijo com controle de nível e de temperatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0037

Palavras-chave:

Automação, Sensores, On/Off, Indústria de laticínio, Fabricação de queijo

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de automação e controle do processo fabricação de massa de queijos tipo minas frescal, utilizando um sistema de controle de nível e de temperatura para o leite. O protótipo é composto por três reservatórios, sendo um utilizado para o leite crú, outro para o coagulante e o último para realizar a mistura (leite + coagulante). Utilizaram-se também de duas bombas centrífugas, sensores de nível e temperatura, aquecedor de resistência elétrica, agitador mecânico e placa de controle microcontrolada. A ação de controle on-off foi utilizada para o monitoramento do de nível de líquido nos tanques, aquecedor de resistência elétrica, agitador e a temperatura (LM35) do leite. Através do algoritmo desenvolvido no software do compilador TBASIC, o tempo de coagulação do leite foi pré-definido e controlado. O protótipo demonstrou bons resultados, funcionando com eficácia e respondendo de forma positiva os resultados esperados, tornando-se uma alternativa viável para automação do processo de fabricação de massa de queijo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananza Di Renzo dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018). Atuou de 2015 a 20017 como Bolsista pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Trabalhou pela Educação a Distância - DEAD como auxiliar administrativo. Tem experiência na área de extração da Proteína Colágeno Bovino (PROTEINAS MS), assim como também, experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: germinação, bioextrato hidroalcoólico, controle de praga e cinética de secagem.

Ivana Bevilacqua de Menezes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual André Antônio Maggi(2013). 

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e Agrárias. Atua como docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). É membro Titular do Comitê de Assessoramento Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação (LEEI) em Sobral-CE; membro associado do Instituto de Inovação Tecnológica na Agricultura Irrigada (INOVAGRI) em Fortaleza-CE; pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) em Piracicaba-SP; revisor da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada (RBAI); revisor da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (AGRIAMBI). Atua na área de recursos hídricos e irrigação, automação e controle agroindustrial.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>