Precipitação e ocorrência de inundação e alagamentos na área urbana de nova Mutum/MT-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0024Palavras-chave:
Urbanização, Drenagem pluvial, Impermeabilização, Dados pluviométricosResumo
O atual processo de urbanização acelerado tem provocado impactos significativos nas áreas urbanas como, por exemplo, a impermeabilização dos solos, o que é inviabilizado ainda pelo sistema de drenagem pluvial, que nem sempre atende às demandas de crescimento urbano. Diante dessa situação, o objetivo deste trabalho foi fazer uma análise das medições pluviométricas em um período de trinta e seis anos, correlacionando com a expansão urbana para avaliar as probabilidades de possíveis aumentos na incidência de alagamentos e inundações na área urbana de Nova Mutum/MT – Brasil. Para o estudo foi realizado levantamento bibliográfico a fim de entender como outros trabalhos retratam a problemática e também sobre o processo de expansão da cidade. Na sequência foi feito um levantamento de notícias em sites locais retratando as ocorrências de alagamento e inundações e uma ida a campo para observação das áreas com maiores incidências registradas. Os dados pluviométricos foram obtidos pelas séries históricas dos anos de 1985 a 2020 do banco de dados da Hidroweb da Agência Nacional de Água (ANA). Após a aplicação da metodologia de análise, verificou-se que as alturas pluviométricas, para os períodos que foram analisados os eventos de alagamentos e inundações, não foram suficientes para provocar o fenômeno, o que pode estar associado ao planejamento urbano redundando em um mau direcionamento da drenagem pluvial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.