Potencial biotecnológico de Chromobacterium subtsugae: uma breve revisão voltada ao manejo biológico de artrópodes-praga
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0016Palavras-chave:
Entomopatógeno, Metabólitos tóxicos, Controle biológico, Insetos-pragaResumo
Chromobacterium subtsugae é uma bactéria gram-negativa que vem sendo utilizada na agricultura, nos últimos anos, no manejo de diversas espécies de artrópodes-pragas, devido aos seus metabólitos tóxicos. Apesar de avanços na sua utilização, são escassas as informações acerca de sua patogenicidade no Brasil. Desse modo, a presente revisão bibliográfica objetiva compilar os dados mais recentes (2011-2021) sobre as características gerais de C. subtsugae, seu modo de ação e os resultados no manejo biológico de diferentes artrópodes-praga. O levantamento bibliográfico foi realizado nas plataformas Google Scholar, Periódicos Capes e Science Direct, com um filtro para o período de 2011-2021, utilizando a combinação de palavras: Chromobacterium subtsugae, bactéria entomopatogênica (entomopathogenic bacteria) e controle biológico (biological control). C. subtsugae evidencia vários efeitos em insetos-praga como toxicidade oral, repelência, redução da fecundidade em fêmeas e oviposição e, inibição da alimentação em indivíduos das ordens Hemiptera, Thysanoptera, Coleoptera, Diptera e Acari (ácaros fitófagos), sendo seu mecanismo de ação considerado complexo, podendo sintetizar no decurso da fermentação, três fatores inseticidas: cromamida A, violaceína e um composto não identificado. Perante tais elucidações, constata-se a importância da referida bactéria no desenvolvimento de novos produtos direcionados ao manejo de diversos insetos-praga, principalmente, pelo seu amplo espectro de ação. Ademais, espera-se que os dados levantados sirvam de referencial para pesquisas futuras com C. subtsugae, tanto em experimentos em campo quanto laboratoriais no Brasil, posto que não há inseticida comercial contendo a referida bactéria como ingrediente ativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.