Relação entre ativos intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado das empresas públicas alemãs: período de 1999 a 2016
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0001Palavras-chave:
Ativos intangíveis, Dados macroeconômicos, Valor de mercado, Teste sensível, Swap de Crédito Padrão, Dados do painel, AlemanhaResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar a relação de ativos intangíveis, dados macroeconômicos e valor de mercado das empresas públicas alemãs de 1999 a 2016. Este artigo inova em relação àqueles que utilizaram o referencial teórico da função de produção neoclássica, introduzindo faixas de variações para as principais variáveis do modelo (taxa de crescimento das vendas, taxa de retorno ao capital fixo, taxa de retorno dos títulos alemães, taxas de crescimento interno do produto, taxas de desconto) para verificar se a contribuição dos intangíveis é suportada por mudanças significativas nas variáveis essenciais para estimar o modelo. Empresários e executivos acreditavam que a chave do sucesso nos negócios estava associada aos seus ativos tangíveis e ao que eles eram capazes de produzir. Recentemente, percebeu-se que o valor de uma empresa não se restringe a ativos tangíveis, mas também a ativos sem forma física, como marcas comerciais, capital intelectual, patentes e outros ativos intangíveis. A verificação do impacto dos intangíveis no valor de mercado da empresa é feita por meio de proxies, de acordo com a metodologia proposta por Gu & Lev (2011), a taxa Euribor e o Credit Default Swap como proxy de risco país e análise de sensibilidade para a pesagem de ponderação do Ebitda e para premissas de crescimento econômico. A abordagem metodológica é uma pesquisa quantitativa baseada em teste, usando análise de correlação e regressão com dados em painel usando o software STATA-15 para determinar o impacto de ativos intangíveis no valor de mercado da empresa. A amostra foi extraída da base de dados Capital IQ de todas as empresas públicas listadas na Alemanha de 1999 a 2016, anualmente. Como resultado, verificou-se que o Ebitda é um elemento consistente da intangibilidade e afeta o cálculo do IDE e do IC ao longo do tempo, com relação positiva com o valor de mercado das empresas alemãs, mas evidências parciais que geram valor agregado aos acionistas.
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