Concessão de crédito para empresas com divergência entre a contabilidade fiscal e societária no Brasil

Autores

  • Tiago de Vasconcelos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luiz Carlos Jacob Perera Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0009

Palavras-chave:

Contabilidade Societária, Contabilidade societária. Contabilidade fiscal. Análise de crédito. Risco de Crédito. Bridge Report., Contabilidade Fiscal, Análise de Crédito, Risco de Crédito, Bridge Report

Resumo

Este trabalho reflete o estudo que foi desenvolvido para tentar solucionar um problema real. Em muitas empresas do setor de construção, há uma grande divergência entre a contabilidade societária e a contabilidade fiscal, isto porque o reconhecimento das receitas ocorre em momentos diferentes, gerando relatórios distintos. Nesta situação, é possível que, enquanto a contabilidade societária apresente lucro, a fiscal apresente prejuízo, por reconhecer uma receita menor que os custos incorridos no período. Esta situação se torna um problema quando a companhia precisa obter crédito nas instituições financeiras, e estas, ao verificarem a disparidade entre a o resultado fiscal e societário, adotam uma posição prudential conservadora e, considerando o resultado fiscal desfavorável, negam o crédito. A pesquisa desenvolvida foi exploratória e o método qualitativo. Foram realizadas oito entrevistas em profundidade com gestores de crédito de grandes corporações financeiras, escolhidas por conveniência, devido à dificuldade de acesso a esses profissionais. A técnica adotada para o tratamento dos dados foi a análise de conteúdo, realizada com o apoio do software NVIVO. Após a análise do material das entrevistas, que refletiu a opinião dos gestores de crédito, foi observada a necessidade de aperfeiçoamento do modelo de análise de crédito para as empresas classificadas no segmento Middle Market. A principal contribuição desta pesquisa, para melhoria do modelo geral de análise de crédito, foi a introdução, na fase de análise financeira, de um Bridge Report, relatório que tem a finalidade de demonstrar a composição e equalização das diferenças entre a contabilidade societária e a fiscal, permitindo, assim, ao Gestor de Crédito tomar uma decisão consciente sem o viés inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago de Vasconcelos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração e Mestre em Controladoria pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), MBA em Gestão Empresarial pela USP/ Educon (2006), Bacharel em Administração com ênfase em marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (2005), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Tem experiência na área de Administração, Marketing, Logística, Finanças, Contabilidade, Contabilidade Internacional e Controladoria. Fluente nos idiomas Inglês, Francês e Espanhol e Básico em Alemão.

Luiz Carlos Jacob Perera, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Oficial Intendente do Exército (R-1) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1957), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Grande Rio (1982), Pós-Graduação em Sociologia pela PUCRS (1967), Mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento do Exército (1966), Mestrado em Administração (Finanças) pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Administração (Finanças) pela Universidade de São Paulo (1998), Pós-Doutorado pela Université Pierre Mendès France, Grenoble, France (2009). Professor Adjunto III, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Stricto Sensu) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na área de sustentabilidade empresarial tendo focado suas pesquisas nos riscos socioambientais e sua influência e inter-relação com a atividade econômica-financeira ? fundamentos do Triple Bottom Line. Na área financeira atua como consultor para as atividades bancária e empresarial nas especialidades de risco, análise de crédito e fusões e aquisições. Lidera projeto que pretende desenvolver um índice composto de sustentabilidade empresarial.

Downloads

Publicado

2016-06-25