O estado da arte em pesquisas sobre o alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico em instituições públicas brasileiras de educação
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0007Palavras-chave:
Alinhamento, Orçamento, Planejamento estratégico, Instituição Públicas de EducaçãoResumo
Este artigo teve como objetivo caracterizar o estado da arte em pesquisas sobre o alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico em instituições públicas brasileiras de educação. De natureza predominantemente qualitativa e caráter exploratório, realizou-se levantamento de estudos anteriores sobre o tema, conforme bases de dados e critérios de filtro e seleção pré-definidos. Realizou-se análise de conteúdo para a identificação de elementos que evidenciassem abordagem do alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico nos trabalhos. Como resultado foram identificados 19 trabalhos no total, sendo o alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico objeto de estudo em 3 destes. Os trabalhos foram sistematizados, apresentando-se a síntese das principais contribuições, bem como a evolução quantitativa de publicações ao longo dos anos. Foi possível compilar os principais subtemas trabalhados e fatores que influenciam tal alinhamento nestas instituições, auxiliando pesquisas futuras sobre o tema. Corroborou-se a importância do alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico para sua efetiva implantação, bem como sua contribuição para o aumento de desempenho, eficiência e otimização na alocação de recursos. Observou-se ênfase recente quanto ao tema, oportunizando o amadurecimento de pesquisas na área.
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