Sistematização dos custos da defesa civil de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0008

Palavras-chave:

Sistematização, Custos, Defesa Civil

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em sistematizar os custos dos serviços prestados pela Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina. A pesquisa é descritiva, realizada por meio de um estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas com os gestores internos, da gerência financeira, de planejamento e de recursos humanos, como também foram analisados dados obtidos nos documentos contábeis, relatórios analíticos e planilhas eletrônicas entregues pelos servidores citados. A sistematização dos custos proporcionou identificação dos custos mais expressivos da Secretaria no ano de 2018, servindo de base para os anos subsequente. Foi possível identificar também que o centro regional de São Miguem do Oeste foi a regional mais econômica em relação aos seus custos de manutenção, principalmente pelo custo reduzido com os funcionários terceirizados. Em contraponto, o centro regional que possuiu maior custo anual de manutenção foi o de Criciúma, principalmente em decorrência do alto custo com folha de pagamento e manutenção dos veículos. Referente às barragens, Ituporanga é a mais dispendiosa devido às condições estruturais e ano de inauguração. Em relação aos radares, o radar que possui maior custo de manutenção foi o de Lontras também em decorrência do ano de inauguração, como também pela dimensão do prédio. Por fim, o alinhamento da sistematização dos custos à previsão orçamentária é relevante para averiguação da viabilidade orçamentária em relação às despesas com manutenção da Secretaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Abreu Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina(2019). Atualmente é Assessor Técnico da Prefeitura Municipal de Palhoça. Tem experiência na área de Administração.

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Departamento de Administração Empresarial, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Acadêmico em Administração e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. É líder do Núcleo de Estudos para o Desenvolvimento de Instrumentos Contábeis e Financeiros cadastrado na plataforma do CNPq. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração é líder do tema Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público - Divisão Acadêmica Administração Pública. É editor associado da Revista Gestão Organizacional. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos socializados em anais de eventos científicos.

Downloads

Publicado

2020-01-06