O estado da arte em pesquisas sobre o alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico em instituições públicas brasileiras de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0007

Palavras-chave:

Alinhamento, Orçamento, Planejamento estratégico, Instituição Públicas de Educação

Resumo

Este artigo teve como objetivo caracterizar o estado da arte em pesquisas sobre o alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico em instituições públicas brasileiras de educação. De natureza predominantemente qualitativa e caráter exploratório, realizou-se levantamento de estudos anteriores sobre o tema, conforme bases de dados e critérios de filtro e seleção pré-definidos. Realizou-se análise de conteúdo para a identificação de elementos que evidenciassem abordagem do alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico nos trabalhos. Como resultado foram identificados 19 trabalhos no total, sendo o alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico objeto de estudo em 3 destes. Os trabalhos foram sistematizados, apresentando-se a síntese das principais contribuições, bem como a evolução quantitativa de publicações ao longo dos anos. Foi possível compilar os principais subtemas trabalhados e fatores que influenciam tal alinhamento nestas instituições, auxiliando pesquisas futuras sobre o tema. Corroborou-se a importância do alinhamento do orçamento ao planejamento estratégico para sua efetiva implantação, bem como sua contribuição para o aumento de desempenho, eficiência e otimização na alocação de recursos. Observou-se ênfase recente quanto ao tema, oportunizando o amadurecimento de pesquisas na área.

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Biografia do Autor

Eduardo Beeck Garozzi, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí(2013) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco(2016). Atualmente é Administrador do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Departamento de Administração Empresarial, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Acadêmico em Administração e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. É líder do Núcleo de Estudos para o Desenvolvimento de Instrumentos Contábeis e Financeiros cadastrado na plataforma do CNPq. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração é líder do tema Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público - Divisão Acadêmica Administração Pública. É editor associado da Revista Gestão Organizacional. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos socializados em anais de eventos científicos.

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Publicado

2020-01-06