Níveis de autocontrole em alunos de cursos à distância e presencial e sua relação com os objetivos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0008Palavras-chave:
Autocontrole, Objetivos acadêmicos, Ensino à distânciaResumo
A falta de motivação diante da responsabilidade, quanto ao controle do seu aprendizado, é um dos motivos para a evasão de alunos. Em ambientes de educação à distância (EAD), existe a expectativa de que os alunos possam realizar grande parte do processo de aprendizagem. Assim, o autocontrole teria papel central no sucesso acadêmico. Utilizar estratégias de autocontrole pode levar a maiores índices de sucesso, especialmente em pessoas com tendências à procrastinação. O presente trabalho analisou o perfil de autocontrole de alunos de ensino presencial e à distância, para verificar se estes apresentam diferentes perfis e se maiores índices de autocontrole levam os alunos a alcançarem seus objetivos acadêmicos. Foi possível identificar, a partir do teste de comparação de médias Mann-Whitney-U, que os grupos de alunos do ensino presencial e à distância apresentam diferentes médias em relação ao autocontrole, tendo os alunos do ensino à distância maiores índices e, através do teste de correlação de Spearman, identificou-se que maiores índices de autocontrole levam ao alcance dos objetivos acadêmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.