A gestão de conflitos em microempresas familiares: um estudo de múltiplos casos na cidade de Olinda

Autores

  • Iasmin Luz de Paulo Universidade Federal de Pernambuco
  • Karoline Gomes da Silva Universidade Nove de Julho
  • Humberto Caetano Cardoso da Silva Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-9584-4465

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0030

Palavras-chave:

Gestão de Conflitos, Solução de conflitos, Microempresas familiares

Resumo

Apesar da grande importância das microempresas para a economia do país, muitas delas enfrentam sérias dificuldades para se manterem em operação, entre elas os conflitos que ocorrem dentro da organização. As microempresas familiares apresentam conflitos de diferentes tipos, origens e níveis, causando mudanças significativas, que afetam diretamente na produtividade, no relacionamento e na dinâmica dos envolvidos. A depender da forma como esses conflitos são, pode-se ter resultados positivos e negativos. A pesquisa teve como objetivo identificar os conflitos nas microempresas familiares e suas possíveis soluções. Partindo de uma pesquisa exploratória e utilizando-se da pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de microempresas familiares na cidade de Olinda. Concluiu-se que a origem dos conflitos nas empresas entrevistadas deu-se a partir da não separação entre relação profissional e pessoal e, para gerenciar esses conflitos, as empresas utilizaram o diálogo, que possibilitou a aprendizagem e acordos, que beneficiaram ambas as partes, mudando o clima organizacional e a dinâmica entre os membros da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline Gomes da Silva, Universidade Nove de Julho

Curiosa por saber como a natureza funciona desde o seu surgimento até os impactos que irão surgir em um futuro próximo. Pesquisadora sobre os recursos hídricos.

Humberto Caetano Cardoso da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possuo bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e em Administraçao pela Universidade Estácio de Sá (2019), Especialização em Computação com ênfase em Banco de Dados (2011), mestre em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem - FBV/DeVry (2016) e Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE (2019). Atualmente é Diretor Técnico da Alliance3. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em segurança e governança de TI. Profissional certificado LPIC-1 (Linux Professional Institute), LPIC-2 (Linux Professional Institute), ITIL Foundation, ISO 27002 Foundation e COBIT 4.1 Foundation.

Downloads

Publicado

2021-03-22