Níveis de autocontrole em alunos de cursos à distância e presencial e sua relação com os objetivos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0008

Palavras-chave:

Autocontrole, Objetivos acadêmicos, Ensino à distância

Resumo

A falta de motivação diante da responsabilidade, quanto ao controle do seu aprendizado, é um dos motivos para a evasão de alunos. Em ambientes de educação à distância (EAD), existe a expectativa de que os alunos possam realizar grande parte do processo de aprendizagem. Assim, o autocontrole teria papel central no sucesso acadêmico. Utilizar estratégias de autocontrole pode levar a maiores índices de sucesso, especialmente em pessoas com tendências à procrastinação. O presente trabalho analisou o perfil de autocontrole de alunos de ensino presencial e à distância, para verificar se estes apresentam diferentes perfis e se maiores índices de autocontrole levam os alunos a alcançarem seus objetivos acadêmicos. Foi possível identificar, a partir do teste de comparação de médias Mann-Whitney-U, que os grupos de alunos do ensino presencial e à distância apresentam diferentes médias em relação ao autocontrole, tendo os alunos do ensino à distância maiores índices e, através do teste de correlação de Spearman, identificou-se que maiores índices de autocontrole levam ao alcance dos objetivos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Caetano Cardoso da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Especialização em Computação com ênfase em Banco de Dados (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem - FBV/DeVry, aluno de Doutorado em Administração pelo PROPAD/UFPE. Atualmente é Diretor Técnico da Alliance3. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em segurança e governança de TI. Profissional certificado LPIC-1 (Linux Professional Institute), LPIC-2 (Linux Professional Institute), ITIL Foundation, ISO 27002 Foundation e COBIT 4.1 Foundation.

Filype Rosas de Morais, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduado em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2012 e Especialização em Pedagogia Empresarial - Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), 2015. Graduando em Licenciatura em Geografia ? Universidade Federal de Pernambuco e Especialização em Metodologias Ativas em EAD cursando. Experiência em Tutoria EAD da Graduação de Pedagogia e vasta experiência como Analista de Recursos Humanos. Membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos-ABRH/PE atuando como Coordenador voluntário do Projeto Diversidade e Inclusão Social. 

Downloads

Publicado

2019-09-29