Níveis de autocontrole em alunos de cursos à distância e presencial e sua relação com os objetivos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.003.0008Palabras clave:
Autocontrole, Objetivos acadêmicos, Ensino à distânciaResumen
A falta de motivação diante da responsabilidade, quanto ao controle do seu aprendizado, é um dos motivos para a evasão de alunos. Em ambientes de educação à distância (EAD), existe a expectativa de que os alunos possam realizar grande parte do processo de aprendizagem. Assim, o autocontrole teria papel central no sucesso acadêmico. Utilizar estratégias de autocontrole pode levar a maiores índices de sucesso, especialmente em pessoas com tendências à procrastinação. O presente trabalho analisou o perfil de autocontrole de alunos de ensino presencial e à distância, para verificar se estes apresentam diferentes perfis e se maiores índices de autocontrole levam os alunos a alcançarem seus objetivos acadêmicos. Foi possível identificar, a partir do teste de comparação de médias Mann-Whitney-U, que os grupos de alunos do ensino presencial e à distância apresentam diferentes médias em relação ao autocontrole, tendo os alunos do ensino à distância maiores índices e, através do teste de correlação de Spearman, identificou-se que maiores índices de autocontrole levam ao alcance dos objetivos acadêmicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.