Competências gerenciais percebidas de professores-gestores de uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0014Palavras-chave:
Competências gerenciais percebidas, Professores-gestores, Coordenadores de curso de graduaçãoResumo
Esta pesquisa objetivou identificar as competências gerenciais percebidas de professores-gestores de cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, realizou-se um estudo teórico-empírico de caráter qualitativo interpretativo básico, cuja coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com coordenadores e ex-coordenadores de curso da referida Instituição. Para o tratamento e interpretação dos dados, adotou-se a técnica de análise categorial de conteúdo, sob a orientação do modelo analítico de Mendonça et al. (2012). Os dados colhidos sugerem que muitas competências gerenciais precisam ser mobilizadas pelos coordenadores de curso da Univasf para que desempenhem suas atividades como professor-gestor, tais como: conhecimento do modo de funcionamento de uma universidade e das rotinas administrativas de uma coordenação de curso, noções de administração pública, planejamento, organização, respeito às normas, mediação de conflitos, liderança, força de vontade e iniciativa. Foi possível reafirmar a importância da atuação dos professores-gestores, bem como o cuidado que as Instituições de Ensino Superior devem ter com o desenvolvimento da capacidade gerencial desses profissionais antes de conduzi-los ao cargo de gestão.
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