Trajetória da gestão por competências na administração pública: um enfoque no contexto da reforma administrativa do estado brasileiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0013

Palavras-chave:

Reforma do estado, Setor público, Gestão por competências, Recursos humanos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da Gestão de Pessoas na Administração Pública sob o contexto de dois modelos de gestão, o gerencial e o societal, quanto à perspectiva da Nova Política de Recursos Humanos, centrada no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, e seu posterior desdobramento com a implantação da Gestão por Competências (GPC), introduzida por meio do Decreto 5.707/2006. Assim como trazer reflexões sobre os aspectos de contribuição e limites da GPC no ambiente público. Para tanto foi realizada revisão bibliográfica baseada em livros e artigos publicados em encontros, congressos e revistas encontradas ao se pesquisar os termos ‘reforma do estado’; ‘gestão pública’; ‘gestão por competências na gestão pública’, ‘recursos humanos’, ‘reformas administrativas’ e ‘gestão social’.

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Biografia do Autor

Thatiana Pedroso Pereira Monteiro Oiticica, Universidade Federal de Alagoas

Trabalho na Companhia Brasileira de Trens Urbanos como Analista de Gestão - Administradora desde 2015. Possuo formação em Administração de Empresas (2007), Especialização em Gestão do Agronegócio (2010) e Mestranda em Administração Pública pela UFAL com previsão de término em 2021. Anteriormente, atuei profissionalmente em gestão de projetos no Projeto Agentes Locais de Inovação - SEBRAE (2010-2012), no Projeto Gestão Integrada da Escola - FALCONI Consultoria (2014) e como Analista - Gestora de Projeto no SEBRAE (2014-2015), no qual era responsável por gerir 2 projetos (APL Rizicultura e Atendimento ao Comércio e Indústria) nos entornos do Baixo São Francisco, com Planejamento, execução e acompanhamento de ações para o alcance de indicadores e metas definidas pelo núcleo estratégico do SEBRAE de acordo com as estratégias da instituição e consequente satisfação do usuário dos serviços prestados. 

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Tem graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994), mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007, 2015). É docente colaboradora no PPGDiDes da Universidade Federal do Vale do São Francisco e docente permanente no PROFIAP/UFAL. Temas de interesse em pesquisas na área de gestão em instituições de ensino superior, gestão de pessoas e comportamento organizacional.

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Publicado

2020-12-02