Competências gerenciais percebidas de professores-gestores de uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0014

Palavras-chave:

Competências gerenciais percebidas, Professores-gestores, Coordenadores de curso de graduação

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar as competências gerenciais percebidas de professores-gestores de cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, realizou-se um estudo teórico-empírico de caráter qualitativo interpretativo básico, cuja coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com coordenadores e ex-coordenadores de curso da referida Instituição. Para o tratamento e interpretação dos dados, adotou-se a técnica de análise categorial de conteúdo, sob a orientação do modelo analítico de Mendonça et al. (2012). Os dados colhidos sugerem que muitas competências gerenciais precisam ser mobilizadas pelos coordenadores de curso da Univasf para que desempenhem suas atividades como professor-gestor, tais como: conhecimento do modo de funcionamento de uma universidade e das rotinas administrativas de uma coordenação de curso, noções de administração pública, planejamento, organização, respeito às normas, mediação de conflitos, liderança, força de vontade e iniciativa. Foi possível reafirmar a importância da atuação dos professores-gestores, bem como o cuidado que as Instituições de Ensino Superior devem ter com o desenvolvimento da capacidade gerencial desses profissionais antes de conduzi-los ao cargo de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrianna Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Aluna do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UNIVASF, 2018), Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2013) e Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade São Francisco de Juazeiro (2017). Atualmente é servidora pública federal lotada no colegiado de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco. 

Francisco Alves Pinheiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Universidade do Porto, Portugal, em 2014. Atualmente é colaborador no grupo dinamizador seguramente da Associação Portuguesa para a Qualidade e professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Atualmente é vice-coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção e Coordena o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais. Também é professor no Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e tem contribuído no Ensino à Distância como professor nos cursos ligados à Administração Pública. Além disso é membro do Grupo de Trabalho de Graduação da Abepro (GTG). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, agrotóxico, certificação, higiene e segurança do trabalho, gestão ambiental e envelhecimento e trabalho.

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Tem graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994), mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007, 2015). É docente colaboradora no PPGDiDes da Universidade Federal do Vale do São Francisco e docente permanente no PROFIAP/UFAL. Temas de interesse em pesquisas na área de gestão de pessoas e comportamento organizacional.

Publicado

2022-05-18