Processos de aquisições de bens: o caso da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0011

Palavras-chave:

Processos de compras, Pregão eletrônico, Gerenciamento de processos

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo a descrição dos processos de aquisições de bens, via pregão eletrônico, e formas de gerenciamento, no âmbito da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para isso, foram utilizadas a pesquisa documental e entrevistas, que forneceram informações sobre o objeto pesquisado e permitiram a reflexão e discussão dos aspectos teóricos, legais e práticos dos processos de aquisições de bens por órgão públicos. Como principais achados da pesquisa destacam-se as diversas etapas dos processos de aquisições. A importância dessa discussão deu-se principalmente em razão da relevância da área de aquisições que tem impacto direto nos objetivos organizacionais, trazendo contribuições tanto para o meio acadêmico com as reflexões sobre o tema em estudo, quanto para a instituição alvo da pesquisa, pois oferece uma visão atual dos riscos dos processos de compras de bens, podendo contribuir para introduzir melhorias a esses processos.

Palavras-chaves: Processos de compras, pregão eletrônico, gerenciamento de processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Pires Crisóstomo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), com estágio sanduíche na University of Sussex, Reino Unido. Atualmente é professor Adjunto III e Pró-Reitor de Gestão e Orçamento da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Entre suas áreas de pesquisa se destacam as de Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa Operacional e Controle Estatístico da Qualidade.

Ednusa dos Santos Macedo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco(2007). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Administração.

Kliver Lamarthine Alves Confessor, Universidade Federal do Vale do São Francisco

É Doutor e mestre em Administração pelo Programa de Pós de Graduação em Administração da UFPE - PROPAD, com ênfase na linha de Finanças. Possui especialização de Gerenciamento de Projetos. É Formado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e chegou a cursar algumas disciplinas do curso de Ciências Contábeis na UEPB. Enquanto graduando de Administração, durante o ano de 2010, foi aluno especial no Programa de Pós Graduação de Engenharia de Produção na Universidade Federal da Paraíba - PPGEP/UFPB onde iniciou sua jornada na pós-graduação e desenvolveu os pesquisas em custos e produção. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Campina Grande na Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, onde ministra os componentes da área financeira. É também professor do Mestrado em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFCG) e do Mestrado em Administração Pública (PROFIAP/UNIVASF). Possui experiência acadêmica como professor, orientador e coordenador de curso nos níveis de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino superior na Paraíba e Pernambuco nas modalidades presenciais e a distância. Tem interesse nas áreas de Finanças, Avaliação de Empresas, Investimentos, Gestão de Custos, Governança Corporativa. É líder do Grupo de Estudos Núcleo de Pesquisa em Finanças (NUPFIN) e pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão Inteligente e Sociedade (NEGIS).

Francisco Alves Pinheiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Universidade do Porto, Portugal, em 2014. Atualmente é colaborador no grupo dinamizador seguramente da Associação Portuguesa para a Qualidade e professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Atualmente é vice-coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção e Coordena o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais. Também é professor no Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e tem contribuído no Ensino à Distância como professor nos cursos ligados à Administração Pública. Além disso é membro do Grupo de Trabalho de Graduação da Abepro (GTG). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, agrotóxico, certificação, higiene e segurança do trabalho, gestão ambiental e envelhecimento e trabalho. 

Publicado

2022-05-18