Inovação, desempenho financeiro e criação de valor: uma análise das empresas do agronegócio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0026Palabras clave:
Agroindústria, Gestão da Inovação, Investimento, Resultado EmpresarialResumen
Compreender os efeitos da inovação no desempenho organizacional constitui um dos principais desafios teóricos desta área; igualmente, a prática empresarial carece de modelos de gestão do processo de inovação orientados à estratégia. Pesquisas empíricas recentes à realidade brasileira reportam a dificuldade em assinalar os efeitos da inovação nos resultados empresariais. Esse estudo analisou a influência dos investimentos em inovação no desempenho financeiro e econômico das principais empresas do mercado de capitais brasileiro que integram as cadeias do agronegócio para o período 2010-2013 por meio de regressão com dados em painel. A amostra computou 41 empresas cujas informações referentes aos gastos com inovação foram alcançados por meio de disclousure das demonstrações financeiras. Os resultados reportaram que as empresas do agronegócio do Brasil investem mais em inovação que a média nacional e que os gastos com atividades de caráter inovador exercem impacto positivo e significativo no desempenho econômico e financeiro das empresas. Estes resultados ratificam a importância da inovação à competitividade do setor mais proeminente do Brasil e proporciona uma perspectiva diferenciada da relação entre inovação e desempenho frente outras pesquisas empíricas no país.
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