Estratégias de securitização no setor de construção civil: determinantes e impactos no desempenho econômico-financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0002

Palavras-chave:

Estratégias de Financiamento, Desempenho empresarial, Construção Civil

Resumo

A forma como as empresas definem sua estrutura de capital traz impactos para o seu desempenho financeiro. Dentre as possibilidades para financiamento se encontra a securitização, que embora seja um tema discutido no meio acadêmico, pouca atenção tem sido dada para sua relação com o desempenho empresarial (RIACHI et al., 2015). No Brasil, um dos setores que mais fazem uso deste tipo de instrumento é o setor de construção civil. Desta forma, este trabalho teve por objetivo analisar os determinantes das estratégias de securitização utilizadas pelas empresas do setor de construção civil e os impactos no seu desempenho econômico e financeiro. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa e fez uso do método descritivo, a amostra foi composta por 15 empresas do setor, o estudo abordou o período de 2007 a 2015 e foi realizado com a utilização da técnica de análise de regressão com dados em painel balanceado. A principal variável explicativa determinante do nível de securitização foi o custo da dívida, reforçando a hipótese de que empresas com maior custo de dívida tendem utilizar de forma mais intensa a securitização. Já em relação ao desempenho, foi constatado que o nível de securitização influencia o indicador Preço/Lucro, desta maneira, esta estratégia pode contribuir para a criação de valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago César Farinelli, Universidade de São Paulo

Mestrando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Administração na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Jaboticabal (2018). Possui experiência profissional nas áreas de Finanças e de Contabilidade, participou do programa de Iniciação Científica - ICSB 2016/2017 da Pró-Reitora de Pesquisa da UNESP, participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da FEA-RP. Contatos: Telefones - (16) 99765-8552; (16) 3202-4649; Email - t1ago_cesar@yahoo.com.br 

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre-Docente em Administração Financeira pela Universidade Estadual Paulista (2019), Pós-Doutor (2015) e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2004), Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Grande Rio (Câmpus Silva Jardim-RJ) (2001). Realizou estágio docente na Universidad Nacional de Cuyo (Argentina, 2016) e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal, 2018). Atua como Professor Associado (MS 5.1.) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional) na Unesp Jaboticabal. Bolsista Produtividade PQ do CNPq (2020). Possui experiência profissional nos setores financeiro, óleo e gás, educação e agronegócio. Interesses atuais para pesquisa: Inovação; Ecoinovação; Finanças Corporativas e Finanças Agropecuárias.

Downloads

Publicado

2020-08-24