Inovação, desempenho financeiro e criação de valor: uma análise das empresas do agronegócio no Brasil

Autores

  • Caio Cesar Peres Quatorze Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho http://orcid.org/0000-0003-3890-6417

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0026

Palavras-chave:

Agroindústria, Gestão da Inovação, Investimento, Resultado Empresarial

Resumo

Compreender os efeitos da inovação no desempenho organizacional constitui um dos principais desafios teóricos desta área; igualmente, a prática empresarial carece de modelos de gestão do processo de inovação orientados à estratégia. Pesquisas empíricas recentes à realidade brasileira reportam a dificuldade em assinalar os efeitos da inovação nos resultados empresariais. Esse estudo analisou a influência dos investimentos em inovação no desempenho financeiro e econômico das principais empresas do mercado de capitais brasileiro que integram as cadeias do agronegócio para o período 2010-2013 por meio de regressão com dados em painel. A amostra computou 41 empresas cujas informações referentes aos gastos com inovação foram alcançados por meio de disclousure das demonstrações financeiras. Os resultados reportaram que as empresas do agronegócio do Brasil investem mais em inovação que a média nacional e que os gastos com atividades de caráter inovador exercem impacto positivo e significativo no desempenho econômico e financeiro das empresas. Estes resultados ratificam a importância da inovação à competitividade do setor mais proeminente do Brasil e proporciona uma perspectiva diferenciada da relação entre inovação e desempenho frente outras pesquisas empíricas no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Cesar Peres Quatorze, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Atua como especialista em contabilidade internacional junto a EDP Energias do Brasil S.A. Graduado em Administração pela Unesp Jaboticabal e Ciências Contábeis pela Universidade Anhembi-Morumbi. Possui especialização em Finanças pela FUNDACE.

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre-Docente em Administração Financeira pela Universidade Estadual Paulista (2019), Pós-Doutor (2015) e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2004), Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Grande Rio (Câmpus Silva Jardim-RJ) (2001). Realizou estágio docente na Universidad Nacional de Cuyo (Argentina, 2016) e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal, 2018). Atua como Professor Associado na Unesp Jaboticabal com ensino na Graduação em Administração e nos Programas de Pós-Graduação em Administração e Agronomia (Produção Vegetal). Bolsista Produtividade PQ do CNPq (2020). Também atua na Escola Nacional de Administração Pública como docente do Doutorado Profissional em Políticas Pública. Possui experiência profissional nos setores financeiro, óleo e gás, educação e agronegócio. Interesses atuais para pesquisa: Política e Gestão da Inovação e Ecoinovação; Finanças Corporativas e Aplicadas ao Agronegócio.

Downloads

Publicado

2021-03-22