A relação dos ativos intangíveis e o valor de mercado na indústria de materiais básicos do Brasil

Autores

  • Thaís Silva Leite Universidade Estadual Paulista
  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0007

Palavras-chave:

Ativos Intangíveis, MVA, Indústria de Material de Base

Resumo

Este estudo concentrou-se na valoração dos ativos intangíveis das cinco maiores empresas da Indústria de Materiais Básicos (IMAT) do Brasil no período de 2005 a 2010 e na análise da influência destes no valor de mercado das empresas. A despeito da proeminência dos intangíveis na gestão das empresas e do arcabouço teórico desenvolvido sobre o tema, ainda não se obteve um consenso teórico sobre as formas de medir os intangíveis e seus reflexos no desempenho empresarial (PEREZ e FAMÁ, 2006). A pesquisa realizada utilizou a técnica do MVA (Market Value Added) para valorar os intangíveis das empresas, a partir da identificação do EVA® e do custo da estrutura de capital das empresas (WACC). Para analisar o relacionamento entre os ativos intangíveis e valor de mercado empregou-se a análise de regressão com dados em painel. Tomou-se como hipótese a assunção que os intangíveis exercem influência positiva no desempenho das empresas. A amostra computou as cinco maiores empresas do IMAT, cujas informações financeiras foram obtidas junto ao Sistema Economática®. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipótese do estudo, com restrições. A despeito da valoração dos intangíveis das firmas durante o período analisado, os resultados descritivos não foram convergentes. Em adição, o MVA foi significativo na explicação do valor de mercado das empresas, porém o estimador foi próximo de zero. No entanto, observou-se que o excedente de retorno dos ativos (RROI) foi significativo e com estimador superior aos ativos tangíveis, porém com maior volatilidade.

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Biografia do Autor

Thaís Silva Leite, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF (2004), Especialista em Controladoria e Finanças pela UFF (2002) e graduado em Administração de Empresas pela Unigranrio (2001). Atua como professor assistente doutor da UNESP - Jaboticabal/SP no departamento de Economia Rural. Possui experiência profissional no mercado financeiro e na indústria de petróleo e gás natural. Interesse de Pesquisa: Inovação; Análise de Investimento; Estrutura de Capital; Agroindústria.

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Publicado

2013-08-14