A governança corporativa como instrumento de apoio à gestão da inovação na agroindústria

Autores

  • Josivan Alves da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.002.0013

Palavras-chave:

Agronegócio, Governança Corporativa, Modelo de Inovação

Resumo

Este estudo analisa a Governança Corporativa como balizador do modelo de gestão da inovação na Agroindústria, para tanto, aproxima duas vertentes teóricas onde as pesquisas aplicadas ainda são escassas. A complexidade das relações institucionais entre os agentes inseridos em um sistema de inovação requer mecanismos que salvaguardem os múltiplos interesses sem prejuízo à transparência e competitividade das organizações. Em função da natureza exploratória do estudo, utiliza-se uma abordagem metodológica qualitativa, a partir de um estudo de caso de uma das principais empresas agroindustriais no segmento de fruticultura do Brasil. Os resultados dessa pesquisa sinalizam para um modelo de gestão da inovação que tenha ligação com a estratégia da empresa e possa ter em sua base os pilares da governança corporativa, bem como, indicadores que possam mensurar o processo de inovação em cada uma das suas etapas, e que se estabeleça nesse modelo uma visão holística do processo. Também se destaca no modelo proposto a importância da retroalimentação das etapas do sistema (feedback), que essa retroalimentação possa via a corrigir eventuais falhas no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josivan Alves da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor de Finanças Corporativas da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Potiguar - UnP. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCAV. Pós-Graduado em Administração Financeira pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Possui graduação em Administração - Habilitação Gestão de Negócios pela Universidade Potiguar - UnP. Membro do Centro de Pesquisa em Finanças Aplicadas - UNESP/FCAV. Coordena o Núcleo de Estudos em Finanças Empresarial - NEFE - da UnP Câmpus Mossoró. Foi Professor do eixo Gestão e Comércio do Senac/Ce. Foi Professor de Administração, Matemática e Estatística da Faculdade Kurios ? FAK. Foi professor de Administração, Finanças e Contabilidade da S.O.S Educação Profissional e Assistente Financeiro na empresa Comercial Distribuidora de Automóveis - CDA. Apto a ministrar as disciplinas de Finanças I e II; Projetos de Investimentos; Análise das Demonstrações Contábeis/Financeira, e demais disciplinas na área de finanças. Apto também a atuar nas disciplinas Matemática Aplicada; Matemática Financeira e Estatística, bem como disciplinas afins; Metodologia do Trabalho Científico; Organizações, Sistemas e Métodos (OSM); Teoria Geral da Administração (I e II); Tópicos Especias em Administração; Cálculos Trabalhistas; Gestão Empresarial; Contabilidade Básica, Gerencial e de Custos; Logística; Fundamentos do Pensamento Organizacional, Inovação e Empreendedorismo, Gestão Estratégica.

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pós-Doutor (2015) e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2004), Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Grande Rio (Câmpus Silva Jardim-RJ) (2001). Atua como Professor Assistente Doutor na UNESP - Jaboticabal/SP junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação, também coordena o Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional (2015-2017 / 2017-2020). Possui experiência no mercado financeiro, na indústria de petróleo e gás natural e na elaboração de pesquisas empíricas no agronegócio. Interesses atuais para pesquisa: Inovação; Eco-Inovação; Análise de Investimento; Desempenho Empresarial e Estrutura de Capital.

Downloads

Publicado

2016-11-30