Propriedade intelectual: levantamento de patentes no setor de turismo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0025Palabras clave:
Inovação, Tecnologia, Turismo, ProspecçãoResumen
As organizações de turismo, nos últimos anos, começaram a investir cada vez mais na gestão do conhecimento, mas ainda é possível perceber a relutância de algumas organizações em empregar a inovação na gestão organizacional das empresas. O turismo no Brasil é uma atividade econômica relativamente importante, com grande potencial de crescimento futuro. Em 2018, a contribuição do turismo ao PIB brasileiro foi de US$ 152,5 bilhões (8,1%), sendo que o PIB turístico teve crescimento de 3,1%, um dos mais elevados da América do Sul, representando o dobro do que cresceu a economia brasileira. A boa nova do aumento do gasto internacional é atribuída ao recém-criado visto eletrônico oferecido aos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Este trabalho teve como objetivo analisar, através de uma prospecção tecnológica, o depósito de patentes do setor de turismo. O estudo exploratório foi realizado com base nos pedidos de patente no setor de turismo depositados na plataforma World Intellectual Property Organization (OMPI), até novembro de 2019. Os principais resultados do estudo mostram que a China, Estados Unidos e a Espanha foram os países que mais depositaram patente, e que o Brasil ainda tem muito que crescer no tocante as novas tecnologias para o setor de turismo, precisando ampliar o discurso e estratégias para um turismo mais inteligente e se tornar mais competitivo no segmento.
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