Programa Empreenda Agro Sustentável: empreendedorismo e inovação no ambiente acadêmico das Ciências Agrárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0010

Palavras-chave:

Startups, Educação empreendedora, Agronegócio

Resumo

O empreendedorismo pode ser compreendido como a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. As ciências agrárias demanda o desenvolvimento de uma visão empreendedora em face do vigoroso mercado, se apresentando como fundamental para a formação profissionais de jovens acadêmicos. Neste sentindo esse trabalho teve por objetivo possibilitar uma experiência de formação empreendedora a discentes das ciências agrárias e afins da Universidade Federal de Sergipe. Para contemplar o objetivo proposto, foi realizado um ciclo de oficinas, visando a disseminação dos valores e técnicas de gerenciamento ágil e a promoção do empreendedorismo, para fomentar negócios na área da produção rural. Por meio do Programa Empreenda Agro Sustentável, a partir da aplicação das metodologias ativas, 15 equipes discutiram e amadureceram ideias em modelos de startups. Os participantes que se envolveram em cada uma das etapas (oficinas) potencializaram suas visões empreendedoras, ao fazer contato com metodologias que ainda não são contempladas nos conteúdos acadêmicos regulares dos cursos de graduação das ciências agrarias. Esta pesquisa apresenta uma importante discussão sobre metodologias educacionais ativas em forma de programa de extensão universitária. Outra contribuição é a interdisciplinaridade entre as áreas de ciências agrárias e desenvolvimento da educação empreendedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Universidade Federal de Sergipe


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1996)/Purdue University e Pós-Doutorado pela Universidade de Wisconsin (EUA). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Sergipe, Coordenador do Laboratório de Erosão e Sedimentação - LABES e lider do Grupo de Pesquisa em Gestão Hidroambiental do Baixo São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioengenharia de solos, demais técnicas de controle de erosão e Empreendedorismo AGRO Sustentável.

Luiz Diego Vidal Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (2009), Engenharia Agronômica Pela Universidade Federal de Sergipe UFS (2020) e mestrado em Ciências da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Atualmente cursando doutorado em Ciências da Propriedade Intelectual na Universidade Federal de Sergipe UFS. Cofundador da Liga Acadêmica do Agro Sustentável (L-AGROS), pesquisador na Universidade Federal de Sergipe vinculado aos Grupos de Pesquisas sobre Gerenciamento Hidroambiental do Baixo São Francisco ? UFS e Manejo de Solos e Sustentabilidade ? UFS. Tem experiência na área de bioengenharia do solo e água, mecanização agrícola, solos, empreendedorismo e propriedade intelectual.

Millena dos Santos Santana, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Engenharia Agronômica

Raphael Campos Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Ideal (SE)(2016). Tem experiência na área de Agronomia.

Francisco de Souza Leite Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Nossa Senhora das Graças(2010). Atualmente é Bolsista fapitec do Associacão dos Empregados da Embrapa Sergipe - AEESE. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. 

Rayssa Juliane Souza de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Santíssimo Sacramento(2016). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)