CRM e a web 2.0 no setor da saúde: um estudo de caso em uma clínica de medicina dentária de Lisboa (Portugal)

Autores

  • Mônica Maria Liberato Faculdade Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2017.001.0006

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, CRM, Setor da Saúde e Web 2.0

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar os benefícios do Custumer Relationship Management (CRM) e da Web 2.0 na relação de uma Clínica de Medicina Dentária com seus clientes e na gestão do negócio. Desta forma, foi realizado uma pesquisa qualitativa através de estudo de caso em uma Clínica de Medicina Dentária de Lisboa(Portugal), que logo no primeiro ano de implementação obteve resultados significativos com a utilização desta metodologia de gestão. Os resultados do estudo demostram que a adoção do CRM e a utilização da Web 2.0 contribuíram para: o Aumento do faturamento; Conhecer o perfil do cliente, Aumento da carteira de clientes; Facilitar o trabalho dos profissionais e, Ter acesso às informações em qualquer lugar. Com o resultado do estudo é possível concluir que o diferencial competitivo no setor da saúde pode estar na gestão do relacionamento com o cliente e no uso de novas tecnologias que dão suporte a essa gestão do negócio. Foi possível também com o estudo criar um perfil dos clientes da clínica que são: homens e mulheres, entre 20 anos e 40 anos da classe B, C, que se preocupa com a saúde dentária e sua aparência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Liberato, Faculdade Maurício de Nassau

Doutoranda em Ciências da Propriedade Intelectual pela UFS, Mestranda em Turismo pelo IFS, Mestre em Marketing pela Universidade de Lisboa (revalidado pelo Mestrado de Administração da UFPB), Especialista em Gestão de RH pela Faculdade São Luis de França. Graduada em Marketing pela Faculdade Alagoana de Tecnologia. Foi coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Ação Social e da Cidadania e coordenadora de educação para o trânsito da SMTT de Aracaju, Professora dos cursos de Administração, Gestão de RH da Faculdade Maurício de Nassau (2013-2016). Hoje é professora dos cursos de pós-graduação da FAMA/SE e São Luis de França/SE, Diretora Administrativa Financeira da SMTT/Sâo Cristóvão/SE e Membro do grupo de pesquisa Turismo, Educação e Cultura.

Downloads

Publicado

2017-05-10